FECHADO

Salles anuncia fechamento de parques nacionais por uma semana

RIO

ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, anunciou que a visitação aos parques nacionais do país estão suspensas pelo período de uma semana a partir desta terça-feira. Em uma postagem em seu perfil no Twitter, o ministro disse que a decisão foi determinada pelo presidente .

A decisão de fechar os parques nacionais acontece no mesmo dia em que o Brasil registrou a primeira morte de um paciente diagnosticado novo coronavírus, ocorrida em São Paulo, e seis dias depois de a Organização Mundial de Saúde () declarar que o novo coronavírus é uma .

O Cristo Redentor, principal cartão-postal do , permaneceu aberto à visitação durante toda a manhã desta terça-feira. Na , o governador Wilson Witzel afirmou que os principais pontos turísticos cidade seriam fechados para conter a disseminação do coronavírus.

Em entrevista coletiva concedida nesta segunda-feira, Witzel anunciou a medida restritiva, e incluiu o Corcovado no decreto publicado no Diário Oficial.

Após o anúncio do governador, o Instituto Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) emitiu nota informando que “não autorizava a paralisação do Trem do Corcovado e determinou seu funcionamento normal nesta terça-feira, dia 17 de março”.

No entanto, após ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, postar em sua conta no Twitter que, “por determinação do Presidente da República, a visitação em todos os Parques Nacionais ficará suspensa pelo período de uma semana a contar da presente data.”, o ponto turístico terá que ser fechado.

O Brasil possui 74 parques nacionais. De acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), em 2018, o mais visitado foi o Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro, com 2,6 milhões de visitantes. Em segundo lugar vinha o Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná, com 1,8 milhão de visitantes.

Salles não deu mais detalhes sobre os elementos que levaram ao fechamento dos parques. Segundo o último levantamento do Ministério do Saúde, divulgado na tarde de segunda-feira, o Brasil tinha 234 casos confirmados e 2.064 suspeitos da doença

Veja também:

Comentários

Colabore com esse conteúdo deixando a sua opinião ou comentário. É muito gratificante para o produtor de conteúdo ter sua interação.