SERVIÇO

Magazine Luiza lança botão para denunciar violência contra a mulher

magalu

Com o isolamento social por conta da pandemia do novo coronavírus, os casos de doméstica aumentaram. 

Para ajudar vítimas a denunciar de forma segura, a loja de departamento lançou mais uma ação no combate à violência contra a Mulher.

No instagram da loja, a lançou o seguinte cartaz: “Ei, moça! Finja que vai fazer compra no APP Magalu. Lá tem um botão para denunciar a violência contra a mulher”.

O  número de denúncias feitas ao Ligue 180 (Central de Atendimento à Mulher) e ao Disque 100 (Direitos Humanos), segundo dados do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, aumentou desde o início da quarentena. Dados apontam que do dia 18 de março á 14 de maio, foram contabilizadas 11.295 ligações. Dessas, 11.063 foram relativas à violência física e 3.568 à violência psicológica.

>>Como denunciar

Os números mais conhecidos  para fazer a denúncia são:

 180: que deve ser utilizado para casos de violência contra a mulher acima de 18 anos

 100: que deve ser utilizado para menores de idade, idosos e outros vulneráveis

O serviço funciona 24 horas por dia, e as denúncias feitas por esses canais são encaminhadas para os órgãos competentes em cada caso, como delegacias da mulher, do idoso, regionais, Conselho Tutelar e Ministério Público.

Aplicativo, site e chat

Em situações em que a vítima está constantemente na presença do agressor, como no isolamento social, a indicação é que use mecanismos que não precisam de verbalização pelo aplicativo, site ou chat

 Aplicativo: o aplicativo “Direitos Humanos Brasil” está disponível para Android e IOS

 Site ou chat: no site da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, é possível fazer a denúncia por meio de um formulário ou pelo chat. O site também oferece atendimento em libras.

Comentários

Colabore com esse conteúdo deixando a sua opinião ou comentário. É muito gratificante para o produtor de conteúdo ter sua interação.