BELEZA

Remover cravos e espinhas em casa pode causar danos na pele

An isolated portrait of young woman having problem skin and pimple on her cheek, wearing towel on her head having sad expression pointing at her pimple being in bathroom. Beauty and spa concept.
Ascom UNINASSAU Maceió

Cravos e espinhas são considerados visitantes indesejados. Quando surgem na pele, muitas pessoas não pensam duas vezes antes de remover, mesmo sem conhecimento sobre a técnica correta de extração. Especialistas no assunto não recomendam que cravos e espinhas sejam espremidos em casa, pois isso pode causar danos na pele.

De acordo com a coordenadora curso de Estética e da UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau Maceió, Alexsandra Alcantara, é perigoso a pele retirar cravos e espinhas de qualquer jeito. “Sei o quanto incomoda, no entanto, se a extração não for realizada por um profissional habilitado, pode causar manchas, marcas na pele, além do risco de infecção e de aumentar a inflamação do local”, explica.

A acne, seja na forma de cravos ou espinhas, é uma doença de causa multifatorial, em vários graus e precisa de cuidados e tratamento, como qualquer outro tipo de patologia. “O correto é utilizar alguns produtos para a limpeza da pele em casa, a fim de minimizar o aparecimento. Além disso, é indispensável procurar um profissional da saúde que atue nesta área, seja um esteticista, fisioterapeuta, ou outro, para fazer a retirada de forma correta e para orientar sobre os cuidados diários de prevenção e tratamento”, pontua Alexsandra.

Para evitar o surgimento de cravos e espinhas, a especialista destaca a importância de realizar o tão falado “skin care”, um termo em inglês para se referir aos cuidados com a pele, mais especificamente na rotina diária de limpeza e aplicação de produtos com o objetivo de manter a pele saudável e jovem por mais .
“Essa rotina de cuidados deve acontecer com os produtos corretos para cada tipo de pele, pois a utilização de um produto que não seja o adequado pode piorar o grau de aparições e comprometimento. Por isso, procure um profissional especializado e ele irá te ajudar, indicando os produtos mais adequados, a partir de uma avaliação”, orienta Alexsandra Alcantara.

Por fim, a coordenadora do curso de Estética e Cosméticos da UNINASSAU Maceió alerta para a importância do uso de protetor solar. “Deve-se utilizar diariamente, sendo reposto a cada três horas, pelo menos, a depender do produto e tipo de pele. Esse cuidado, além de proteger dos raios solares, ajuda na prevenção das marcas e manchas na pele causadas pelas indesejadas acnes”, conclui.

Curso de Estética e Cosméticos

A UNINASSAU Maceió lançou o curso de graduação presencial em Estética e Cosmético, com duração de três anos e corpo docente formado por mestres e doutores, com atuação na área. Para se inscrever no vestibular ou ter acesso a outras informações, basta acessar o site vestibular.uninassau.edu.br.

Veja também:

Comentários

Colabore com esse conteúdo deixando a sua opinião ou comentário. É muito gratificante para o produtor de conteúdo ter sua interação.