Assim como as crônicas e histórias de ficção cientifica, na vida real, o sonho de nunca envelhecer é um desejo de boa parte da população. De acordo com o engenheiro venezuelano José Luis Cordeiro e o matemático inglês David Wood, autores do livro “A Morte da Morte”, os dias para o envelhecimento e morte morrerem está mais próximo do que muitos imaginam.
Para os autores, em 2029 a população já terá a formula para parar de envelhecer e 16 anos depois já haverá tecnologia para reverter a idade das pessoas, tornando-as jovens novamente. Extinguindo assim a probabilidade de morte por envelhecimento.
Cordeiro e Wood defendem que inovações na medicina e na genética como o CRISPR (método de edição genética) e as células-tronco serão capazes em poucos anos de não só interromper o envelhecimento como fazer toda a humanidade — mesmo os idosos — rejuvenescer. A imortalidade deixará de ser ficção e se tornará realidade.
José Cordeiro, de 57 anos, é engenheiro mecânico formado pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), explica numa entrevista ao jornal Gazeta do Povo o que falta para a humanidade se tornar imortal, como será a sociedade do futuro e se valerá a pena viver em um mundo assim. Confira aqui.