Trabalhadores moradores de 12 cidades alagoanas têm direito de realizar o saque do FGTS por calamidade após liberação da Caixa Econômica Federal. A partir desta sexta-feira (19), a lista terá o acréscimo de mais uma cidade: São Miguel dos Campos. O benefício foi liberado por causa das chuvas que atingiram gravemente diversos municípios alagoanos entre o final de maio e início de junho.
Os municípios, cujo trabalhadores podem realizar o saque por calamidade são: Atalaia, Barra de São Miguel, Coité do Nóia, Coqueiro Seco, Coruripe, Jacuípe, Maceió, Murici, Penedo, Rio Largo, Satuba e Teotônio Vilela.
A liberação para esses municípios ocorrem desde o dia 25 de junho, quando trabalhadores de Jacuípe afetados pelas chuvas começaram a realizar os saques. Outras localidades tiveram a liberação em julho e outros em agosto. Dependendo do município onde ele reside, o trabalhador terá até outubro para tirar o dinheiro.
A solicitação é realizada de forma fácil e rápida pelo aplicativo FGTS, opção Meus Saques, no celular, sem a necessidade de comparecer a uma agência. Ao registrar a solicitação é possível indicar uma conta da CAIXA, inclusive a Poupança Digital CAIXA Tem, ou de outra instituição financeira para receber os valores, sem nenhum custo.
Saque 100% digital — App FGTS
O aplicativo está disponível para download gratuito nas plataformas digitais e é compatível com os sistemas operacionais Android e IOS.
Como solicitar o saque FGTS
Seguem orientações para o trabalhador que tiver direito ao saque por calamidade:
Realizar o download do app FGTS e inserir as informações de cadastro; ir na opção “Meus saques” e selecionar “Outras situações de saque — Calamidade pública” — acessar a cidade; Encaminhar os seguintes documentos: foto de documento de identidade, comprovante de residência em nome do trabalhador, emitido até 120 dias antes da decretação de calamidade; Selecionar a opção para creditar o valor em conta CAIXA, inclusive a Poupança Digital CAIXA Tem, ou outro banco e enviar a solicitação; O prazo para retorno da análise e crédito em conta, caso aprovado o saque, é de cinco dias úteis.
Informações sobre a documentação
Carteira de Identidade — também são aceitos carteira de habilitação e passaporte; Comprovante de residência em nome do trabalhador: conta de luz, água ou outro documento recebido via correio, emitido até 120 dias antes da decretação de calamidade. Certidão de Casamento ou Escritura Pública de União Estável, caso o comprovante de residência esteja em nome de cônjuge ou companheiro(a).
Para mais informações, os trabalhadores podem acessar o site da CAIXA ou entrar em contato com a CAIXA pelo Fale Conosco 0800 726 0207.