O preso que fugiu pela porta da frente do Presídio de Segurança Máxima 2 (PSM), localizado em Maceió, é identificado como Jean Carlos da Silva Melquiades, conhecido também como Josinaldo da Silva Melquiades, de 37 anos.
A fuga ocorreu nessa segunda-feira (29), mas só foi divulgada nesta terça-feira (30).
De acordo com a Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris), Jean Carlos, que tem como profissão servente de pedreiro, foi preso pela primeira vez em 2011, há 11 anos, mas reincidiu em 2020. Ele estava no módulo destinado a presos que trabalham no sistema prisional.
Segundo informações do Sindicato dos Policiais Penais de Alagoas, o homem trabalhava na limpeza e era tido como “de confiança”.
Segundo o sindicato, a fuga ocorreu durante a manhã. O presidente da entidade, Victor Leite, conta que o portão da unidade fica “encostado” durante o dia, sem, ao menos um cadeado. “Quem chegar e empurrar abre”, conta. O líder classista critica a falta de efetivo policial nas unidades. Segundo ele, somente oito policiais penais estavam na unidade no dia da fuga.
Em nota, a Seris confirmou a ocorrência de fuga e disse que está tomando providências.
A Secretaria de Ressocialização confirma a ocorrência de uma fuga no PSM-2. As diligências, bem como outros procedimentos para recaptura, já estão em curso.
Como parte do protocolo de ações implementado em ocorrências dessa natureza, toda a unidade passou por recontagem dos apenados.
E todas as demais providências cabíveis estão sendo adotadas.
Qualquer informação pode ser repassada às forças de segurança pelo Disque Denúncia, no 181, ou pelo WhatsApp da SERIS, no 987042234.