A professora do Curso Técnico em Produção de Moda da Escola Técnica de Artes da Universidade Federal de Alagoas (ETA/UFAL) Pollyanna Isbelo, com a colaboração de alunas e alunos do Projeto de Extensão Moda-e-Arte, estão coordenando o evento Semana Fashion Revolution Maceió, que integra a campanha ativista global que acontece de 22 a 29 de abril de forma simultânea em todo o país. O evento tem a pretensão de reimaginar coletivamente um sistema de moda justo, igualitário e sustentável para as pessoas e o planeta.
O tema “Manifesto Pela Revolução na Moda” vem reforçar a visão rumo uma indústria da moda que conserve e restaure o meio ambiente e valorize as pessoas acima do lucro. Questões sobre a sustentabilidade, direito ambiental, justiça social nas relações do trabalho, inclusão, diversidade, a luta antirracista, equidade racial e de gênero e identidade cultural estarão entre os temas abordados pelos palestrantes – profissionais voluntários que agem para tornar o mundo mais justo e sustentável.
Em Alagoas, a Semana Fashion Revolution acontece no período de 25 a 27 de abril de forma gratuita e aberta ao público. A programação conta com palestras, oficina e painéis com início a partir das 14h30, dentro das dependências da ETA, localizado em frente a Praça Sinimbú – Centro. Sendo necessário apenas fazer a inscrição para participar da Oficina de Upcycling, que tem oferta limitada de 10 vagas e as inscrições feitas na hora (confira a programação).
O Fashion Revolution se faz presente também em uma atividade direcionada aos alunos do ensino médio que cursam o Projeto Integrador “Cá entre nós conversas sobre sexualidade” na Escola Estadual Professor José Da Silveira Camerino, localizada no Centro Educacional de Pesquisas Aplicadas (CEPA).
Pollyanna Isbelo é a Embaixadora Docente do Fashion Revolution a junto à Ufal, para ela é importante trazer essas pautas à tona para a formação de profissionais éticos que repensem a moda de forma construtiva para com as pessoas e o planeta, buscando soluções para a nossa moda alagoana: “Integrar este grande movimento ativista da moda é muito positivo, pois vem para somar à minha profissão, já que meu papel na formação de pessoas é auxiliar na construção de profissionais éticos com as pessoas e com o planeta. Portanto, educar no sentido de repensar o sistema da moda, uma área multidisciplinar e complexa, com problemáticas relacionadas às questões de classe, gênero e raça e inúmeros desafios ambientais são necessidades urgentes da nossa contemporaneidade”.
Para Júlia Caroá, artesã e estudante de design de moda que vai ministrar a palestra “Artesanato e Criatividade na Moda: honrando as heranças culturais” no primeiro dia de evento, estar nos preparativos também está lhe proporcionando sentimentos bons, e espera que todos possam aproveitar da melhor forma a apresentação: “Estou muito feliz com o convite, está sendo um privilégio poder ter esse lugar de fala dentro de um evento tão importante como este. E cada vez que estou preparando uma apresentação, isso acaba me fazendo reviver e aprofundar ainda mais em assuntos importantes que vão ser passados e absorvidos para o dia a dia de quem vai participar. As expectativas são as melhores e espero que todos possam aproveitar”, disse Caroá.
PROGRAMAÇÃO
DIA 25 ABRIL 2023 – TERÇA-FEIRA
14:30 – Palestra: Tramas e saberes: Casa ateliê como estímulo à criação e pesquisa nas artes e ofícios com Jaymerson Lima (Panso) e Nessa Germano
15:30 – Palestra: Artesanato e criatividade na moda: honrando as heranças culturais com Júlia Ferreira
16:30 – Palestra: A Roupa Como Uma Tela: Identidade Criativa e Expressão Artística na Moda com Giulio Marques
DIA 26 ABRIL 2023 – QUARTA-FEIRA
14:30 – Palestra: Repensando a moda: o direito na promoção de uma indústria mais justa com Adenise Ribeiro
15:30 – Palestra: O impacto da indústria da moda e a importância da sustentabilidade empresarial com Fabricy Carneiro
16:30 – Palestra: Moda Afrocentrada: avanços e desafios para diversidade e inclusão com Maryá Marcelino
DIA 27 ABRIL 2023 QUINTA-FEIRA
14:30 – PAINEL MODA CIRCULAR
Com Andréa Almeida, Gabriella Fernandes, Gabriella Furtado, Gabi Furtado, Gabriela Macêdo e Thalita Almeida
15:00 – Oficina de Upcycling
Com os discentes do Curso de Produção de Moda: Bianca Viana e Isvi Cordeiro.
(10 vagas com inscrição apenas no dia / Necessário levar uma peça de roupa usada para a atividade).
Texto produzido por Pei Shung Fon, Relações Públicas no projeto de extensão Bureau de Comunicação Comunitária da UFAL, sob orientação da professora Manuela Callou e Keka Rabelo, em parceria com o GT Movimento dos Povos das Lagoas.
SERVIÇO:
o que: Semana Fashion Revolution acontece em Maceió entre os dias 25 e 27 de abril na Escola Técnica de Artes da Ufal
onde: Escola Técnica de Artes – Pça. Sinimbú, 206 – Centro
quando: 25 a 27 de abril
como: gratuito
informações: @eta.ufal @projeto.modaearte