Neste domingo, 29 de janeiro, com um show de mais de duas horas do cantor Belo e apresentações de Martinho da Vila e Benito de Paula, chegou ao fim, na Marina da Glória, a edição 2024 do Universo Spanta, maior festival de música brasileira do país, que teve patrocínio da Petrobras. Ao longo de todos os fins de semana de janeiro, o evento reuniu um público de mais de 100 mil pessoas, se consolidando como o principal evento de janeiro no país.
Pelos palcos desfilaram artistas consagrados como Simone, Elba Ramalho, Geraldo Azevedo, Só Pra Contrariar, em show histórico com a participação de Alexandre Pires, Bell Marques, Jorge & Mateus, Raça Negra, César Menotti e Fabiano, além de um time da nova cena musical com nomes como Marina Sena, Juliette, Gilsons, BaianaSystem, João Gomes e Rebecca, entre outros. Atração mais esperada do festival, Xuxa protagonizou uma noite épica e repleta de memória afetiva, com uma plateia de fãs e um show com direito a todos os seus sucessos, em uma noite inesquecível que teve, ainda, a banda É o Tchan e a musa Gloria Groove.
Nos 60 mil metros quadrados da Marina da Glória, o público pôde desfrutar de uma estrutura com dois palcos, o Guanabara, localizado à beira da Baía de Guanabara, e o Lapa, montado na área do bosque, além do Espaço Corcovado, no pavilhão, onde foi instalada a praça de alimentação, que também recebeu rodas de samba, com o Candogueiro e Samba que Elas Querem, além de uma noite inédita com participações de paredões do Funk, trazendo o clima dos bailes das favelas cariocas, com Furacão 200o, Chatuba e Cuca. Outra novidade da edição 2024 do Universo Spanta foi a criação da Passarela dos Cortejos, onde aconteceram mini desfiles de escolas de samba do grupo especial, com direito à bateria, Mestre-Sala e Porta-Bandeira e passistas. O bloco carnavalesco Spanta Neném também passou pela passarela, animando o público e garantindo o clima de pré-Carnaval ao longo de todo o festival.
Em pleno verão carioca, o festival disponibilizou pontos de hidratação e, apesar de alguns dias de chuva intensa, o piso especial e a cobertura garantiram conforto a todos os presentes.
“Chegamos ao fim de mais uma temporada memorável que só foi possível porque a música brasileira é rica, diversa e potente. Agradeço à nossa equipe, por tamanha entrega e paixão pelo que fazem, aos parceiros, por acreditarem no nosso Universo, aos artistas, por tanta qualidade, e ao público, maior motivo da nossa existência. Em breve, estaremos de volta!”, comemora Diogo Castelão, idealizador do Universo Spanta.