O inverno é uma estação que traz consigo alguns desafios para a organização e manutenção da limpeza de casa. Devido às baixas temperaturas, aumenta-se a quantidade de tempo que as pessoas passam dentro de casa e isso pode tornar a limpeza mais complicada. Além disso, o frio causa desânimo em colocar em prática a limpeza, principalmente nas tarefas que necessitam mexer com água, por exemplo. No entanto, com algumas dicas práticas, é possível manter a casa limpa e acolhedora durante toda a estação, como lista Mari Motta, franqueada da Maria Brasileira, maior rede de limpeza residencial e empresarial do país que também foi eleita destaque como franqueadora do ano pela ABF.
Atenção aos objetos de decoração
Durante a estação, é comum que a sujeira externa seja trazida para dentro de casa através de calçados. Tapetes e carpetes podem acumular poeira, ácaros e sujeira. Por isso, aspire-os com frequência, além de uma limpeza especializada mais profunda caso necessário, a cada 6 meses. “Além desses objetos, é importante atentar-se para a higienização de cortinas e capas de almofadas, pois também podem acumular grande quantidade de bactérias com o passar do tempo. Isso ajudará a manter o ambiente mais saudável, especialmente para pessoas com alergias”, afirma Mari.
Limpeza especializada
A ajuda profissional para esse tipo de serviço é uma ótima opção. “Dessa forma, toda a limpeza geral é feita de forma especializada e os moradores ficam responsáveis somente pela manutenção do ambiente. Essa opção também é interessante pois vai adaptar a rotina de limpeza às necessidades de cada casa, priorizando os cômodos que precisam de mais atenção”, explica a franqueada.
Áreas de alto contato e ventilação
Mesmo com as baixas temperaturas, é fundamental manter a ventilação dos cômodos. Outro detalhe importante é atentar-se à limpeza de áreas de alto contato. “No inverno, as pessoas passam mais tempo em ambientes fechados, o que aumenta a necessidade de higienizar superfícies de alto contato, como maçanetas, interruptores, controles remotos e corrimãos. Use desinfetantes apropriados para garantir uma limpeza eficaz”, destaca.
Atenção para cozinha e banheiro
Esses cômodos merecem maior cuidado, isso porque o uso de água quente pode aumentar o risco de umidade. “É muito importante secar bem todas as superfícies após o uso e manter uma rotina regular de higienização nesses locais. Vale lembrar que essas são condições propícias para o surgimento de mofo e esse problema, além de prejudicar visualmente a estética dos cômodos, pode afetar também a saúde, causando alergias e problemas respiratórios”, completa a especialista.
Sobre a Maria Brasileira
Criada em 2012, a Maria Brasileira, maior rede de limpeza residencial e empresarial do país que também foi eleita destaque como franqueadora do ano pela ABF. Com mais de 90 mil atendimentos por mês, está presente em todos os estados do Brasil com mais de 490 unidades, oferecendo serviços de limpeza residencial, limpeza empresarial, passadeira, limpeza pós-obra, sanitização e limpeza especializada em vidros.