Não é mais tabu falar que homens também buscam procedimentos estéticos. À medida que o Dia dos Pais se aproxima, surge uma ideia de presente inusitada, mas que pode agradar muitos pais: tratamentos estéticos.
Entre os procedimentos mais procurados pelos homens, destacam-se a busca por um maior contorno mandibular com consequente redução de papada e a gordura localizada no abdômen, áreas que nem sempre respondem bem a dietas e exercícios físicos.
Os tratamentos não invasivos têm ganhado popularidade justamente por oferecerem soluções eficazes sem a necessidade de agulhas ou cirurgias. “Os homens estão cada vez mais conscientes da importância de cuidar da aparência e os procedimentos mais procurados são os não invasivos”, afirma o Dr. Gustavo Coronel, médico especialista em dermatologia clínica e diretor técnico da Clínica Yluma.
“A vantagem dos procedimentos menos invasivos é que eles permitem uma recuperação rápida, sem a necessidade de afastamento do trabalho ou das atividades diárias”, continua o especialista.
Para o “pneuzinho” que a academia não consegue eliminar
Para tratar aquele “pneuzinho” teimoso que não desaparece nem com exercícios físicos mais intensos e constantes, a plataforma Unyque, desenvolvida pela Body Health, é uma das opções mais procuradas pelos homens.
“O Unyque tem tecnologias complementares, como a Cryo RF Max e o HImFU, que são muito indicadas para redução de gordura localizada. A máquina atua quebrando as células de gordura e estimulando a produção de colágeno, resultando em uma pele muito firme e contornos corporais mais definidos”, pontua o médico.
Já para a melhora do contorno mandibular e tratamento de flacidez na região, que acaba por deixar o contorno menos definido, a indicação médica é o Ultrassom Microfocado (HIFU), tecnologia disponível no HIPRO da Contourline, que também é responsável por fabricar e comercializar os aparelhos da Body Health no Brasil.
“Cada caso é específico e é por este motivo que é na avaliação que nós profissionais definimos qual é o procedimento ideal para aquele paciente, após analisar vários fatores específicos.”, diz o Dr. Gustavo Coronel. Mesmo utilizando tecnologias diferentes, ambos aparelhos funcionam atingindo a estrutura da pele em profundidade para desestabilizar as células de gordura e estimular a produção de colágeno, proteína que atua na diminuição da flacidez e apresenta resultados mais naturais.
Terapias complementares não-invasivas
À procura de melhores resultados, muitos profissionais optam pela utilização de terapias complementares. “Pacientes que já passaram por lipoaspiração, por exemplo, podem fazer uso de tecnologias menos invasivas para complementar o objetivo”, explica o Dr. Gustavo Coronel.
Comprovação científica
Um artigo científico publicado pela revista IPEDSS destaca a eficácia da tecnologia que utiliza Ultrassom Focalizado de Alta Intensidade (HIFU) no tratamento da papada. O estudo envolveu 21 voluntários e demonstrou uma redução significativa do volume de gordura submentoniana após uma única sessão, sem danos cutâneos ou efeitos adversos a longo prazo. Segundo o Dr. Gustavo, é preciso pesquisar todos os fatores antes da escolha do procedimento ideal, mas sem deixar de tomar outros cuidados fundamentais com a saúde. “É importante que venha junto com outros processos, como a alimentação adequada e exercícios físicos regulares”.
“A busca por procedimentos estéticos reflete uma mudança cultural importante. Hoje, cuidar da aparência é visto como um cuidado com a saúde física e mental, independente do gênero. Os homens estão se permitindo explorar essas opções e encontram nos tratamentos não invasivos uma forma discreta e eficaz de melhorar sua imagem pessoal”, finaliza o Dr. Gustavo Coronel.