
Hoje (18) será encerrada a votação final para definir os vencedores do Oscar 2025, às 22h (horário de Brasília). A cerimônia acontece em 2 de março, em Los Angeles, com transmissão ao vivo pela TV Globo.
Nesta edição, o Brasil volta a ter um representante na premiação após 26 anos com o filme “Ainda Estou Aqui“, indicado em três categorias: ‘Melhor Filme’, ‘Melhor Atriz’, com Fernanda Torres, e ‘Melhor Filme Internacional’. O longa “Emília Pérez” lidera em número de indicações, concorrendo em 13 categorias.
A disputa é considerada uma das mais imprevisíveis dos últimos tempos, sem um favorito absoluto em diversas categorias. “Anora” era visto como um forte concorrente, mas sua trajetória foi abalada após derrotas no Bafta, principal premiação britânica realizada no último domingo (16). O evento também impactou a corrida pelo prêmio de ‘Melhor Atriz’, reacendendo a disputa entre Mikey Madison (“Anora”), Demi Moore (“A Substância”) e Fernanda Torres (“Ainda Estou Aqui”).
A escolha dos vencedores é feita pelos membros ativos da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Diferentemente da votação dos indicados, em que cada categoria é definida pelos profissionais da área correspondente, a escolha final dos ganhadores ocorre com votação aberta a todos os membros.
Na categoria de ‘Melhor Filme’, é utilizado o sistema de “voto preferencial“. Os votantes classificam os indicados por ordem de preferência, e o longa que alcançar 50% ou mais dos votos será o vencedor. Caso nenhum atinja essa marca de imediato, o filme com menos votos é eliminado, e suas escolhas são redistribuídas até que um dos concorrentes ultrapasse a maioria necessária.