A Amazon se prepara para lançar sua rede de supermercados, e a primeira unidade deve abrir as portas no bairro de Woodland Hills, em Los Angeles, em meados do ano que vem. A loja não funcionará nos moldes da Whole Foods nem usará a tecnologia da rede de conveniência Go (sem caixas).
Além dessas informações, a empresa não divulgou o que venderá, nem qual o nome do novo negócio. O que se espera é que a loja de Woodland Hills seja apenas a primeira, já que, no anúncio das vagas abertas, a empresa fala do empreendimento como “o primeiro supermercado da Amazon”.
Desde o início do ano, a empresa vem alugando espaços não apenas em Los Angeles como em Chicago e na Filadélfia. Segundo o Wall Street Journal, a intenção de Jeff Bezos é tornar a Amazon forte no segmento de alimentação, além da rede de 500 lojas da Whole Foods (adquirida em 2017 por US$ 13,7 bilhões em 2017) e do serviço de entregas de alimentos Amazon Fresh.
Intenção é bater de frente com a Walmart
Enquanto a Whole Foods permanece no nicho de alimentos orgânicos, a nova cadeia entrará em um mercado de US$ 800 bilhões, hoje liderado pela Walmart. A briga entre as duas empresas já começou antes mesmo de a nova rede de supermercados abrir.
Em outubro, um mês depois de a Walmart lançar seu programa Delivery Unlimited a um custo de US$ 12,95 por mês, a Amazon acabou com sua taxa mensal de US$ 14,99 pela entrega de produtos adquiridos via Amazon Fresh e Whole Foods.
Porém, as lojas físicas do grupo ainda não registram ganhos expressivos (a empresa registrou queda de 3% nas vendas). O aluguel da loja de 3.250 metros quadrados em Los Angeles pode ser o começo de uma história diferente.