Em comemoração aos 50 anos, o Jornal Nacional, da TV Globo, todo sábado tem apresentação de dois jornalistas de emissoras filiais. Neste sábado (7) porém o que chamou atenção foi uma polêmica com Tiago Scheuer, o jornalista foi questionado por telespectadores baianos — ao revelar a previsão do tempo para a capital da Bahia, o profissional acabou fazendo um comentário que foi considerado por muitos de mau gosto: “Em Salvador, então, nada de sol no domingo… Vai ser um domingo da preguiça mesmo, com 26º e 30 milímetros de chuva”.
Jéssica que trabalha no estado nordestino, procurou acalmar os conterrâneos com uma mensagem em seu perfil no Instagram Stories: “Meu povo lindo! Preciso defender Tiago Scheuer. Ele é tão doce e gentil, me recebeu tão bem, que duvido que quisesse nos ofender”, explicou a apresentadora. “Quem o acompanha sabe que ele sempre fala em ‘preguiça’ quando tem previsão de chuva em qualquer lugar do Brasil. Sabemos que nosso povo baiano trabalha debaixo de sol e de chuva! Mas, para quem pode, um domingo chuvoso pede preguicinha no sofá, não?”. Confira:
No Twitter, telespectadores da Bahia e de outros estados, que não gostam do clichê preconceituoso, reclamaram do jornalista. Scheuer foi chamado de “infeliz”, “ridículo” e até de “xenófobo” por causa do comentário: “Esse homem da previsão do tempo falando uma piadinha xenofóbica com a apresentadora da Bahia, ‘domingo de preguiça’”, disparou uma mulher no Twitter. “Na Bahia vai ser um domingo de preguiça mesmo’, disse o carinha do tempo do JN. Comentário infeliz, sem ética, ridículo”, disse outra.
“O rapaz do tempo quis ser engraçado dizendo que o domingo seria de preguiça na Bahia? Nossa…”, ironizou mais uma telespectadora. “Domingo da preguiça mesmo? Esse estereótipo dos baianos serem preguiçosos… Aqui emendamos ensaios com trabalho, chegamos antecipados ou na hora, não é à toa que o Brasil começou por aqui”, rebateu outra.
Confira a repercussão: