Como se preparar para aproveitar boas ofertas no black?

A Black Friday está aí, e muitos brasileiros não vão deixar passar a oportunidade de comprar aquele produto desejado. Embora muitas ofertas pareçam não ser atrativas, alguns descontos valem a pena para o consumidor.

Esse ano, o dia de ofertas vai acontecer em 26 de novembro, contudo, há algumas lojas e e-commerce que deram início as promoções com antecedência.

Pensando em te ajudar na escolha de boas ofertas durante a Black, o Antena fará uma cobertura com dicas de produtos, segurança e comparação de preços a partir da próxima segunda (15).

Black Friday: fique de olho nas promoções e conheça seus direitos
Lojas oferecem ótimos descontos durante a Black | Foto: Agência Brasil

5 dicas para se preparar para as compras

  1. Defina os produtos que te interessam e os preços praticados nos últimos meses;
  2. Você encontra na internet algumas ferramentas de histórico de preços. Elas são ideais para confirmar se a oferta é real, ou se faz parta da black fraude;
  3. Procure a lista de empresas não confiáveis no Procon da sua região. Todos os anos o órgão recebe diversas denúncias de fraudes durante a black;
  4. Antes de comprar pela internet, dê uma checada nos preços presenciais, pois nem sempre as compras on-line saem mais em conta do que na loja física;
  5. Faça o planejamento financeiro para não comprar muito e se apertar!

Como surgiu a Black Friday no Brasil?

Criada pelo comércio norte-americano, o principal objetivo da data é escoar o estoque de produtos parados e inaugurar o calendário de vendas para as festividades de fim de ano. Embora tenha ganhado popularidade na década de 1990, foi somente no início dos anos 2000 que se tornou o principal dia de compras dos Estados Unidos.

No Brasil, a primeira Black Friday aconteceu em 2010, reunindo mais de 50 lojas do varejo nacional. Contudo, só começou a se popularizar depois de 2012.

Em 2013, a Black Friday no Brasil bateu seu recorde, faturando R$770 milhões em comércio online. Os produtos mais almejados são televisores e smartphones. A média de desconto para aparelhos celulares foi de 16% e para televisores chegou a 19%.

Linha do Tempo da Black no Brasil | Arte: Creately/O Antena

Veja também:

Comentários

Colabore com esse conteúdo deixando a sua opinião ou comentário. É muito gratificante para o produtor de conteúdo ter sua interação.