BTS entra no Hall da Fama do Guinness World Records

Foi com um um trecho da música “Tomorrow”, lançada pelo BTS em 14 de fevereiro de 2014, que o Guinness World Recors apresentou o septeto como seu mais novo membro no Hall da Fama. “Mesmo em um futuro distante, nunca se esqueçam de quem vocês são agora”, diz o verso que, conforme afirmou a organização, “é apenas uma das muitas linhas escritas pelo grupo recordista que ressoou com o público internacional”.

Para o Guinness, os idols — chamados de “príncipes” — “certamente não se esqueceram” de quem eles eram naquele momento, de forma que, embora estejam “em constante mudança”, permanecem “fiéis a si mesmos”.

“O Bangtan Sonyeondan da Coreia do Sul (ou Bangtan Boys, que se traduz como “Escoteiros à prova de balas”) é amplamente conhecido pela sigla BTS e dispensa apresentações. Desde que alcançou a fama internacional em 2018, esses sete dançarinos, cantores e compositores têm crescido bastante”, diz o site Guinness.

O anúncio, feito na quinta-feira, dia 2, destacou as conquistas do grupo sul-coreano, em especial os 23 recordes que RM, Jin, Suga, J-Hope, Jimin, V e Jungkook já registraram.

“Entre vários prêmios de música da Billboard, prêmios de música asiática e muitos outros, o BTS coletou 23 títulos do Guinness World Records de cair o queixo na música e nas redes sociais — um resultado incrível alcançado também graças ao entusiasmo de seus fãs, o ARMY”, afirma o comunicado da organização.

Nas plataformas digitais, o Guinnes lembrou que o BTS é hoje o conjunto musical mais transmitido no Spotify, tendo ultrapassado a marca da banda britânica Coldplay, como o mais seguido no Instagram, e o que mais obteve engajamento no Twitter. Quanto a este último, é um recorde que o BTS já bateu quatro vezes. O grupo também quebrou recorde ao atingir 1 milhão de seguidores mais depressa entre os usuários cadastrados no TikTok.

Quanto ao hit “Butter”, lançado em maio de 2021, a música rapidamente angariou cinco recordes, incluindo maior número de espectadores na estreia de um videoclipe no YouTube, batendo seu próprio recorde, que havia sido atingido pelo hit “Dynamite”, e a faixa mais transmitida no Spotify nas primeiras 24 horas. “Butter” alcançou ainda o posto de vídeo do YouTube mais assistido em 24 horas por um grupo de K-pop.

No campo das lives pagas, que foram adotadas por vários artistas principalmente por causa da pandemia, que impediu shows presenciais, BTS bateu o recorde de maior quantidade de ingressos vendidos: foram 756 mil espectadores pagantes.

O comunicado explica que essas conquistas foram apenas algumas realizadas pelo grupo nos últimos anos e convida os internautas a verificarem todos os recordes do BTS até o momento na versão de 2022 do Guinness World Records e do Hall da Fama.

“E temos certeza de que não serão os últimos”, acrescentou.

O Guinness mencionou ainda que o alcance internacional do BTS é um ponto importante que contribui para expandir a hallyu (onda cultural sul-coreana) pelo mundo.

“Em apenas alguns anos, o país se tornou uma inspiração global e criador de tendências, e o BTS é provavelmente o carro-chefe dessa revolução pop”, disse o Guinness World Records.

“Na verdade, por meio de sua arte, os sete artistas estão aumentando a conscientização sobre sua cultura e a língua coreana (o que lhes rendeu a ambiciosa 5ª classe da Ordem do Mérito Cultural, a Coroa de flores). Ao mesmo tempo, lutam por outra causa: amor-próprio, autoaceitação e conscientização sobre a saúde mental. Além de fazer parceria com o UNICEF para sua campanha ‘Love Myself’ contra o abuso de crianças e adolescentes, o septeto frequentemente aborda questões de saúde mental em suas letras e discursos públicos. Sua positividade e abertura em relação a temas que muitas vezes são considerados tabus geraram um apoio ainda mais forte de seus fãs — especialmente via Twitter. Quanto à sua capacidade de se divertir, surpreender e se comunicar através da música e movimentos de dança, bem como sua dedicação para quebrar recordes… é certamente o que marca o BTS como o ajuste perfeito para o nosso Hall da Fama 2022!”, declarou.

A organização afirmou que quando “a busca constante por excelência” do BTS é combinada a um “som otimista e coreografias de cair o queixo”, o resultado é o “ingrediente secreto” do que é hoje “o grupo de sucesso do momento”.

“Apesar da pouca idade, Jin, Suga, J-Hope, RM, Jimin, V e Jungkook deixaram uma marca na paisagem cultural atual, rompendo com as limitações de seu mercado doméstico e de uma língua”, diz o comunicado, citando alguns sucessos: “Seu single ‘Butter’ começou a virar tendência em todo o TikTok, enquanto sucessos como ‘Dynamite’, ‘Boy With Luv’ (feat Halsey) e ‘Mic Drop’ (feat Steve Aoki) quebraram as paradas e são imediatamente reconhecidos pela multidão em todo o mundo”.

Veja também:

Comentários

Colabore com esse conteúdo deixando a sua opinião ou comentário. É muito gratificante para o produtor de conteúdo ter sua interação.