Sucesso em vários países e entre diferentes gerações, a série de televisão “Chaves”, protagonizada por Roberto Gómez Bolaños, foi tirada do ar de todos os canais em que era exibida, informaram os filhos do falecido ator neste domingo (2/8).
Criada por Gómez Bolaños em 1970 e com o último capítulo gravado em janeiro de 1980, “Chaves” foi retirada da televisão desde 1º de agosto porque, segundo a imprensa mexicana, a família do ator e o canal Televisa não chegaram a um acordo sobre os direitos da série.
“Embora estejamos tristes pela decisão, minha família e eu esperamos que ‘Chaves’ esteja em breve nas telas do mundo. Continuaremos insistindo e estou certo de que conseguiremos”, escreveu em sua conta do Twitter Roberto Gómez Ferán, filho do ator.
No Brasil, a série era exibida desde 1984 no SBT, os fãs brasileiros criaram um abaixo-assinado em um site pedindo a volta da atração, que já conta com mais de 30 mil assinaturas. O humorístico deixou de ser exibido desde sábado, 1º.
O texto do abaixo-assinado diz que os fãs receberam a notícia com consternação e indignação e pedem que o imbróglio seja resolvido da forma mais rápida possível. O programa também chegou a ser exibido no Multishow e no Amazon Prime Video. “Com esse impasse, não teremos mais as séries em exibição em nenhum local pela primeira vez em 36 anos. Uma história de enorme sucesso interrompida por uma disputa de bastidores, em que o maior prejudicado é o fã, limitado de poder acompanhar suas séries preferidas”, diz um trecho do manifesto.
A viúva do ator, Florinda Meza, intérprete da personagem ‘Dona Florinda” também comentou a decisão, fazendo alusão aos momentos difíceis que o mundo vive com a pandemia da COVID-19. “O que eu acho que se deixe de transmitir ‘Chaves’? Embora não tenha nada a ver porque inexplicavelmente não fui convocada para as negociações, acho que justo agora, quando o mundo mais precisa de diversão, fazer isto é uma agressão às pessoas”, escreveu em sua conta na rede social.