O Signo solar, todo mundo conhece, já que está relacionado apenas à data de nascimento. Mas há outro signo bem importante, que não deve ser ignorado. Estamos falando do ascendente, tido como o “cartão de visitas” de cada indivíduo. Só que a maioria das pessoas não sabe qual o seu, por isso, vamos ensinar você a descobrir qual seu ascendente.
O ascendente se refere à constelação que se eleva a leste, no horizonte, no exato momento de um nascimento. Ele pode ser, inclusive, o mesmo signo que o solar.
Podemos classificá-lo como a persona, a face mais exposta, a apresentação de cada indivíduo, pois é com as características do ascendente que uma pessoa interage com o mundo, da mesma forma que os outros a veem.
O ascendente revela pistas e possibilidades bem prováveis, que vão desde a “máscara” exterior (a forma como alguém é visto, tanto física, como emocional e intelectual) até hábitos e trejeitos pessoais.
- Coala Festival anuncia Caetano Veloso como atração da edição de 2025
- Nasce Clara, filha de Zezé Di Camargo e Graciele Lacerda
- Estreia hoje (25) nos cinemas “O Auto da Compadecida 2”
- System of a Down anuncia data extra de show no Brasil
- VillaMix 2024: tudo o que você precisa saber sobre o festival
É o início da casa 1 na astrologia. Essa casa representa o instinto, o corpo, as vontades primordiais e básicas de vida. Logo, a vibração do ascendente âncora de forma substancial no físico.
Ou seja, vai refletir no fenótipo, no “jeito” corporal e até na sua forma. Por exemplo, se o ascendente é um dos signos ligados ao elemento Terra (Touro, Virgem e Capricórnio), a pessoa tende a apresentar forma mais “concreta”, firme, robusta e quadrada.
Em signos de Água (Câncer, Escorpião e Peixes), tem-se sinuosidade, formas curvilíneas e, em alguns casos, tendência para acúmulo de líquidos, enquanto nos signos do elemento Ar (Gêmeos, Libra e Aquário), o ascendente se reflete em corpos mais delgados, leves, esteticamente suaves e com pouca propensão a sobrepeso.
Com signos de Fogo, Áries, Leão e Sagitário, veremos a energia e a espirituosidade mais presentes nas expressões, tanto visuais, faciais como corporais: olhos vivos e brilhantes, cabelo chamativo e um comportamento corporal mais expansivo.
Como descobrir o ascendente
É preciso ter três informações, obrigatoriamente: a data, o horário e a cidade de nascimento. As duas últimas, aliás, devem ser precisas, para que se obtenha uma fotografia exata do céu no momento.
Toda pessoa é resultado da data, do horário e do local em que nasceu. A partir dessa combinação, em um ponto do planeta Terra, se observa as constelações e posição dos planetas e se define o ascendente. Por isso, se duas pessoas nascem no mesmo dia e horário, mas em lados opostos do mundo, é outro signo ascendente que está subindo por conta do posicionamento.
É possível ocorrer diferenças até em nascimentos ocorridos municípios no mesmo estado brasileiro, em decorrência de disparidades na latitude e longitude — e mesmo esse detalhe pode influenciar no mapa natal e nas revoluções solares da pessoa.
- Coala Festival anuncia Caetano Veloso como atração da edição de 2025
- Nasce Clara, filha de Zezé Di Camargo e Graciele Lacerda
- Estreia hoje (25) nos cinemas “O Auto da Compadecida 2”
- System of a Down anuncia data extra de show no Brasil
- VillaMix 2024: tudo o que você precisa saber sobre o festival
O horário em que a pessoa nasceu consta na certidão de nascimento, esse dado precisa mesmo ser exato. De acordo com o especialistas a cada duas horas há mudança do ascendente no céu, ou seja, a precisão horária reduz chances de divergências na leitura do mapa. Tanto que, em casos de nascidos durante horário de verão, é preciso fazer a adequação dos dados, porque isso também pode impactar.
Agora, se não sabe e não tem como descobrir a hora correta, existe uma técnica bem complexa chamada “correção horária”. A pessoa precisa responder a uma série de perguntas referentes a datas importantes, de momentos específicos da vida. O astrólogo vai utilizar um programa para elaborar a maior probabilidade de datas. Depois, levanta de três a quatro mapas, faz uma entrevista com a pessoa para conseguir identificar o mapa mais adequado e, com base nisso, descobre-se o horário de nascimento dela.
E quando se tem os três dados obrigatórios à mão, é possível consultar qual é seu ascendente em ferramentas gratuitas de cálculo e de amostragem do mapa astral — como as disponíveis em Somos Todos Um, Personare e Astrolink.