Search
Close this search box.
Search

Como escolher cortinas e tapetes; os cuidados básicos

Cortinas e tapetes são elementos fundamentais em qualquer decoração. Elas protegem e aportam privacidade e aconchego ao lar, como também podemos dizer que são como a “cereja do bolo” de um ambiente. Sendo assim, nada mais justo que eles sejam escolhidos com carinho, garantindo não só o visual bonito mais também a funcionalidade adequada.

Confira as dicas para utilizar na hora de escolher seus tapetes e cortinas. 

Cortinas, proteção e decoração

sala
Igor Pestana

As cortinas são elementos que, além de complementar a decoração dos ambientes e aportar aconchego, também protegem o interior de nossa casa da incidência de sol e dos olhares curiosos. Elas são utilizadas em vários cômodos da casa e sem elas parece que falta alguma coisa na decoração. O mercado oferece uma grande variedade de modelos de cortinas que podem se encaixar em diferentes necessidades, cômodos e estilos decorativos.

 Como escolher as cortinas

cortinas
Bs Arquitetura E Interiores

O primeiro passo é definir o estilo decorativo do local onde estará a cortina. As cores podem variar muito com os gostos pessoais e as tonalidades do restante da decoração, sendo que as tonalidades que mais funcionam em diversos estilos são o cinza, bege e o branco. Com essas cores é difícil erra. 

  • Sala de estar/jantar: Para a sala é interessante optar por tecidos mais finos e fluidos que permitam a passagem de luz, já que é importante para valorizar a decoração do ambiente com a iluminação natural, e ao mesmo tempo protejam o interior da visão dos vizinhos. Uma boa opção para tecidos pode ser o voil e a seda. 
  • Quarto: Opte por tonalidades mais claras neste ambiente para não criar um clima pesado. Para o dormitório podemos optar por tecidos mais grossos, ou em uma combinação com um mais fino, oferecendo a possibilidade de escurecer o quarto nas horas de descanso. Os tecidos blackouts são uma ótima opção para cumprir com esta função.
  • Cozinha: A cortina da cozinha deve ser escolhida com cuidado, já que é um ambiente que pode acumular sujeira e gordura com facilidade. Para este ambiente uma opção interessante podem ser as cortinas de rolos que são mais fácies de limpar. Opte por materiais plásticos ou tecidos sintéticos que podem ser higienizados com um pano úmido e cores claras para não impedir a passagem de luz.

 As medidas corretas

quarto
Versatilis Inovação Design

Antes de mais nada é preciso saber as medidas exatas da janela onde a cortina será instalada. No entanto alguns fatores podem interferir na escolha da medida da cortina como a distância entre a janela e as paredes e o estilo decorativo do ambiente. 

  • Ambientes altos: Instale a cortina entre o teto e a parte superior da parede para equilibrar as medidas e o visual.
  • Ambientes baixos: Instale a cortina logo acima da janela para não causar a impressão de que a janela esta achatada.
  • Para maior sensação de amplitude: Instale a cortina o mais perto do teto possível. 
  • Comprimento da cortina: Cortinas longas aportam elegância aos ambientes. O ideal é que elas toquem levemente o chão, dessa forma evitamos problemas de circulação e o acumulo de sujeira no tecido.
  • Largura: Para que as cortinas fiquem com um franzimento bonito o ideal é que elas tenham duas vezes o tamanho da janela. Por exemplo, uma janela de 2 m deve receber uma cortina de 4 m. 
  • Varão: Para que a cortina vede completamente a luz que entra pela janela ele deve passar 20 cm de cada lado da janela. 

Tapetes: personalidade e aconchego

sala

Os tapetes são itens que ajudam a valorizar, e muito, a decoração dos ambientes. Além da função decorativa é um elemento que pode desempenhar outras funções como aportar maior sensação de aconchego a um piso frio ou demarcar uma região por exemplo. É um elemento versátil e cheio de personalidade que pode ser utilizado na sala, corredores, quartos e há quem opte por este elemento também nas salas de jantar. 

 Como escolher o tapete

Cris Alves Interiores
Cris Alves Interiores

A escolha do tapete deve estar relacionada com os móveis e detalhes decorativos presentes no ambiente onde será instalado. É importante fazer com que as cartelas de cores conversem entre si. As estampas também são importantes já que podem impactar e muito na decoração, portanto na hora de escolher os motivos de seu tapete tente seguir uma linha que se harmonize ao ambiente como um todo. Ou seja, listas e formas geométricas para um ambiente moderno, flores e motivos abstratos para uma decoração mais clássica ou então modelos monocromáticos para um resultado mais minimalista. 

 A que devo me atentar na hora da escolha

sala
Microreve Brasil
  • Tamanho do ambiente: O tapete deve se encaixar em harmonia com o ambiente. Para a sala de tv, jantar e dormitório é recomendável que o tapete ocupe toda a região amparando os móveis. Por exemplo, é interessante que ele fique abaixo do pé do sofá da sala, que ocupe toda a área da mesa de jantar (com cadeiras inclusas), e que seja inteiriço sob a cama de casal, proporcionando conforto aos dois ao sair da cama. Outra opção para o dormitório são as passadeiras iguais nas laterais da cama. 
  • Material: Existem uma infinidade de matérias para os tapetes. A escolha pode variar de acordo com seu orçamento e a intenção para o ambiente. Por exemplo, as fibras sintéticas e o couro são ideias para pessoas alérgicas. Os tapetes de lã são mais duráveis, de alta qualidade, macios e bonitos, mas consequentemente mais caros. Os tapetes de lá acrílica imitam a textura da lã, mas assim como o preço sua durabilidade é menor. Os de poliéster são felpudos e brilhantes. E os de fibras naturais são ótimos para um visual mais rústico e para quem tem animais de estimação em casa.
  • Cores: Como mencionamos anteriormente as cores dos tapetes devem ser escolhidas de acordo com a decoração predominante nos ambientes. Por exemplo, opte por tapetes coloridos se seu sofá e móveis forem neutros e sem muitos detalhes. Ou então, opte por tapetes de uma só cor e combine com outras cores complementares presentes em sua decoração. Já os tons de bege, branco e cinza combinam facilmente com qualquer tipo de decoração. 

Veja também:

Comentários

Colabore com esse conteúdo deixando a sua opinião ou comentário. É muito gratificante para o produtor de conteúdo ter sua interação.