Uma das mais temidas situações para quem vai pintar uma parede é o aparecimento de bolhas e descamação. Essas ações podem frustrar e desanimar quem está pintando um ambiente. Para evitar essas situações é necessário usar de algumas técnicas e modos de pintura e preparação do espaço.
Qualquer pessoa, sendo um pintor profissional ou não, pode enfrentar a situação de bolhas e descamação da pintura, impactando diretamente no resultado final do projeto. Essa situação pode até mesmo acarretar em mais custos além do planejado para a pintura.
“Existem situações que chateiam quem está realizando uma renovação de ambiente através da pintura. Bolhas e descamação são as principais reclamações dos pintores e pintoras de plantão; no entanto, existem etapas, processos e procedimentos que podem ser realizados para evitar essa situação chata no projeto”, comenta Vinícius Rocha, coordenador de marketing e produtos da Rust-Oleum Brasil.
Antes de qualquer aplicação, é necessário uma boa preparação da parede ou superfície que irá receber a tinta. O processo de lixar é fundamental para remover as camadas de tintas usadas anteriormente no espaço, deixando a parede “limpa”.
Além disso, a parede também precisa estar limpa. Remover toda a poeira, gordura e resíduos com um pano úmido ou uma vassoura é essencial para evitar que impurezas fiquem presas sob a nova camada de tinta, impedindo assim a formação de bolhas.
A aplicação de primer para recebimento da pintura é um diferencial que pode facilitar o projeto. Uma boa opção é usar Zinsser | 1-2-3 Primer desenvolvido especialmente para promover aderência da pintura em qualquer tipo de superfície como madeira, gesso, concreto, tijolo, azulejo, galvanizado ou metal. Seu poder de cobertura é ideal, pois seca rapidamente e não contém odor forte.
“Essa etapa é essencial para qualquer tipo de projeto. Uma boa preparação da parede pode garantir o sucesso da pintura ou um retrabalho e esforço que poderia ter sido evitado” diz Rocha.
Cuidados com umidade e porosidade
Paredes úmidas ou com infiltrações precisam estar completamente secas antes de receberem a nova pintura. A umidade pode ser uma grande vilã, causando a formação de bolhas indesejadas na superfície recém-pintada.
Outra situação que pode acarretar em descamação é a porosidade da parede. Problemas como esse exigem soluções específicas como o uso de um primer ou preparador de paredes, ajudando a criar um terreno fértil para a tinta, melhorando a aderência e garantindo uma absorção uniforme por toda a superfície.
Precisão e qualidade
Demãos finas e bem aplicadas são essenciais. Esperar o tempo adequado de secagem entre cada uma delas também é essencial para garantir um bom resultado. A pressa pode levar a aplicação de camadas muito grossas, que aumentam o risco de descamação futura.
Por fim, a escolha da tinta faz toda a diferença. Escolha opções que possuam uma fórmula flexível, especialmente desenvolvida para resistir a descamação e prolongar a vida útil da sua pintura.
“Ao incorporar estas práticas recomendadas no seu próximo projeto de renovação, a transformação ou decoração será garantida, assim como a satisfação de um trabalho bem feito que resistirá ao teste do tempo”, finaliza Vinícius.
Sobre Rust-Oleum Brasil
Com mais de 100 anos de história e tradição nos Estados Unidos, a marca Rust-Oleum chega ao Brasil para inovar o mercado de revestimentos premium e tintas nacional. Com soluções como Metal Protection e Ultra Cover, Rust-Oleum conta com uma gama de produtos para restaurar e revitalizar qualquer projeto. Saiba mais em https://www.rustoleumla.com/br