Apesar da orientação de ficar em casa para evitar o coronavírus, nem todos os cidadãos podem se recolher: serviços essenciais, como mercados e farmácias, seguem abertos. O transporte público também continua funcionando para levar a população aos postos de trabalho. Mas como evitar a contaminação no ônibus, um ambiente cheio, onde todos colocam a mão no mesmo lugar?
Segundo a Sociedade Brasileira de Infectologia, a indicação é apostar no álcool em gel. “Higienize as mãos com álcool gel 70% antes de entrar no ônibus e imediatamente após sair do veículo, e priorize lavar as mãos com água e sabão ao chegar no destino final”, diz comunicado da sociedade.
- Lady Gaga lança música “Abracadabra” durante o Grammy; ouça
- Itaú Uniclass anuncia venda extra de kits para a Maratona do Rio e oferece benefícios exclusivos aos clientes
- Lady Gaga e Bruno Mars ganham Grammy com ‘Die With a Smile’ e marcam noite histórica
- João Rock anuncia line-up completo da edição de 2025
- CarnaUOL 2025: confira o horário das atrações da 10ª edição do festival
Dentro do ônibus, evite tocar olhos, nariz e boca. Segundo os especialistas, não é necessário usar luvas para tocar nas superfícies nem máscara, se não apresentar sintomas respiratórios como tosse, espirros e dor de garganta. No ônibus, o ideal é que as janelas fiquem abertas, porque ambientes fechados favorecem a disseminação de vírus.
Se a opção de transporte for um carro compartilhado, como uber ou táxi, opte pelas janelas abertas e higienize as mãos com água e sabão ou álcool gel antes de entrar e ao sair do veículo.