A pandemia já passa de um ano e, ainda que as vacinas já sejam uma realidade mais próxima, ainda há muito chão pela frente até que a vida possa se aproximar do que era antes.
Por isso, além de continuar seguindo as recomendações da ciência para evitar a transmissão e contaminação do vírus, é importante se valer da tecnologia para deixar a vida mais leve.
Nesse quesito, não é necessário gastar muito. Com o aparelho nosso de cada dia, o smartphone, é possível fazer de tudo da palma da mão: desde manter a comunicação com amigos, familiares e colegas de trabalho, até se entreter, trabalhar, estudar e pagar contas.
Mas, usando as ferramentas certas é possível ir além. Veja a seguir três formas diferentes de usar o celular a seu favor durante a pandemia:
1. Manter a saúde física e mental
Pode parecer contraditório. Afinal, não é recomendado passar muito tempo com os olhos fixados na tela do smartphone. Até mesmo usar o dedo para rolar páginas e digitar, se feito em excesso, pode causar problemas de saúde.
No entanto, se bem utilizado, o celular pode atuar a favor do seu bem-estar físico e mental. Para Daniele Padrão, especialista em Celulares e Acessórios na Mago da Tecnologia, o ideal é direcionar alguns momentos do dia para usar o celular em atividades de relaxamento e práticas esportivas. “Aplicativos de meditação e vídeos do Youtube para praticar atividade física sem sair de casa são eficientes e muitas vezes de graça. Outros aplicativos ainda ajudam a monitorar a qualidade do sono e a lembrar de beber água, por exemplo”, explica Daniele.
2. Aprender algo novo
Dedique uma hora do seu dia para aprender algo novo com a ajuda do seu smartphone. Isso pode ser feito com a ajuda de apps ou até mesmo com uma simples pesquisa no Google, ou até em grupos do Facebook, Telegram e em páginas do Instagram.
Não se prenda apenas a cursos oficiais e pagos. Quer aprender a plantar em casa? Criar um macramê ou desenhar? Uma nova língua? Com um celular e conexão com a internet o mundo é o limite.
3. Ajudar a quem precisa
A pandemia veio para dar um chacoalhão em muita gente. E nos despertar para a importância de ajudar quem precisa. Se você quer compartilhar o que sabe ou o que tem com outras pessoas, lance mão do celular para fazer isso.
Alguns apps conectam voluntários com os mais necessitados. Outros permitem que se faça doações financeiras com segurança. E, é claro, nas redes sociais, é possível conhecer histórias de pessoas que estão precisando de ajuda, muitas vezes em uma região bem próxima de você.
Além disso, é possível ajudar os animais a encontrarem um novo lar por meio de ONGs e instituições que divulgam pets abandonados por conta da pandemia.