Conheça o Dragão Azul, molusco de cor azulada encontrado em praia Maceió

Circula em grupos de Whatsapp um vídeo de um animal estranho encontrado na Praia da Sereia, em Maceió, trata-se de um molusco, conhecido por dragão azul. Embora raro animal já foi visto outras vezes no Brasil.

O dragão azul mede cerca de 4 a 5 centímetros e vivem em mar aberto, contudo em algumas ocasiões acabam encalhando nas praias de várias partes do mundo.

Cristina de Almeida Rocha Barreira, doutora em Oceanografia Biológica e professora do Instituto de Ciências do Mar (Labomar) na Universidade Federal do Ceará (UFC), acredita que o nome popular “dragão azul” esteja relacionado ao aspecto de um dragão de asas abertas. 

De acordo com Cristina, os dragões azuis vivem flutuando na zona oceânica em regiões temperadas e tropicais. Os fortes ventos propiciam o encalhe dos pequenos moluscos nas praias, que chegam à areia devido a ação não só dos ventos, mas das correntes marinhas.

dragão azul em maceio
Animal foi visto em praia de Maceió | Foto: Cortesia

No Brasil, as aparições estão sendo mais comuns na litoral sul, com registros de ocorrências massivas desde 2011.

Caso algum seja encontrado na praia, não se deve tocar diretamente com a mão desprotegidas. “É importante para o desenvolvimento de pesquisas sobre as ocorrências deste organismo no nosso litoral”, pontua Cristina.

Veja também:

Comentários

Colabore com esse conteúdo deixando a sua opinião ou comentário. É muito gratificante para o produtor de conteúdo ter sua interação.