Festival de Inverno de Campos do Jordão começa neste sábado (29); saiba mais

Reconhecido como o maior e mais tradicional evento de música clássica da América Latina, o Festival de Inverno de Campos do Jordão chega à sua 54ª edição em 2024. A programação artística acontece de 29 de junho a 28 de julho.

Pela primeira vez o Festival receberá orquestras internacionais, do ChileColômbia Uruguai, além de grupos de câmara da Inglaterra e da Suíça e uma variedade de conjuntos sinfônicos do estado de São Paulo.

Serão mais de 60 concertos, todos eles com entrada gratuita e distribuídos entre três locais da cidade da Serra da Mantiqueira: o tradicional Auditório Claudio Santoro; o popular Parque Capivari e a bela Capela São Pedro Apóstolo.

A capital paulista também terá uma agenda de apresentações diversas. Uma novidade desta edição é a parceria com a Universidade Presbiteriana Mackenzie, que receberá não só o Módulo Pedagógico do evento, como alguns recitais na primeira quinzena de julho.

“É um imenso prazer realizar mais uma edição do maior e mais tradicional evento de música clássica da América Latina. Uma questão muito relevante sobre o Festival de Inverno de Campos do Jordão é a formação de jovens músicos promissores, que conseguem neste evento uma visibilidade que faz a diferença.”, afirma Marília Marton, secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.

Considerado o “coração” do Festival, seu Módulo Pedagógico oferece nesta edição 137 bolsas de estudo integrais a jovens músicos: são 119 bolsas para instrumentistas, seis para regentes, seis para piano e seis para violão.

Destaques da programação:

Destacam-se, na Programação Artística em Campos do Jordão, a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – Osesp e apresentações de três grupos sinfônicos de fora do Brasil: a Orquestra Sinfônica de Ñuble (Chile), a Orquestra Juvenil Nacional do Sodre de Montevidéu (Uruguai) e a Sinfônica Nacional da Colômbia. Do Brasil, receberemos novamente nomes como a Orquestra Jovem do Estado – Ojesp , a Orquestra Experimental de Repertório – OER, a Orquestra Sinfônica da USP – Osusp e a Sinfônica Municipal de Campinas.

O evento é uma realização da Fundação Osesp e do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas.

Para mais informações sobre o evento, acesse o site oficial do Festival de Campos do Jordão.

Veja também:

Comentários

Colabore com esse conteúdo deixando a sua opinião ou comentário. É muito gratificante para o produtor de conteúdo ter sua interação.