O Museu da Imagem e do Som (MIS), em São Paulo, inaugura na próxima terça-feira (1º) a exposição gratuita “Frida: uma visão singular de beleza e dor”.
Inédita no Brasil, a mostra tem curadoria de João Kulcsár e apresenta 18 imagens em homenagem a pintora Frida Khalo, 70 anos após sua morte, produzidas na Cidade do México pela fotógrafa alemã Julia Fullerton-Baten.
“Quando olho para suas pinturas, sinto-me inspirada a ser corajosa. Quando olho para suas pinturas, sinto seu amor pelo México”, afirma a fotógrafa.
Para criação das fotografias, Julia contou com a colaboração de modelos, de um figurinista de cinema local e de produtores mexicanos.
Durante o projeto, foram acessados locais como uma mansão abandonada, uma residência privada projetada pelo arquiteto Luis Barragán, antigas fazendas e a enigmática Ilha das Bonecas, em Xochimilco, famosa por seus jardins flutuantes.
“O resultado que vemos é uma série imagética que captura a vibrante energia e a força inconfundível de Frida por meio de cenários e figurinos mexicanos contemporâneos”, explica o curador.
Oficina especial
Dentro da programação da exposição, acontece a oficina gratuita “Retratos como Frida (Somos Frida)”, no dia 17 de outubro.
Ministrada por Taiane Ferreiras e João Kulcsár, a atividade convida o público a fazer um retrato em um fundo infinito colorido e com adereços que o participante pode escolher, tendo como referência as imagens da artista.
A oficina acontece às 18h, no foyer térreo do MIS. De acordo com a organização, as 30 vagas serão preenchidas por ordem de chegada.
Serviço
Abertura: 01.10 às 19h
Visitação: até 27.10
Local: Sala Maureen Bisilliat
Horários: terças a sextas, 10h às 19h; sábados, 10h às 20h; domingos e feriados, 10h às 18h
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre