O número de golpes cibernéticos cresceu na Black Friday, e consumidores devem ter cuidado redobrado neste momento com as falsas ofertas. Um golpe que vem circulando nos últimos dias oferece cafeteiras e outro brindes, além de vales-presente, para atrair os usuários e fazer com que informem os dados pessoais.
A fraude descoberta pela equipe de investigação e análise da Kaspersky começa com uma mensagem disparada por redes sociais oferecendo uma cafeteira de uma famosa marca de graça, sem sorteio. Para receber o produto, o usuário precisa acessar um link e responder a um questionário. “Respondeu, ganhou!”, afirma a mensagem.
Ao iniciar o questionário, o internauta é direcionado para uma outra página, desta vez, falando de um “vale-presente” no valor de R$ 2 mil. A qualificação para o prêmio é condicionada à inscrição de dados pessoais: nome, e-mail, data de nascimento e telefone. Por fim, a vítima precisa selecionar o termo em que aceita que esses dados sejam compartilhados com “patrocinadores” e divulgados pelo organizador.
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Fabio Assolini, analista de segurança sênior da Kaspersky no Brasil, explica que essas campanhas são chamadas de phishing (pescaria, em inglês), e que é posssível identificar que se trata de um golpe prestando atenção a alguns sinais.
— Já começa com a URL encontrada, que é um domínio hospedado em site estrangeiro. Isso é feito pelos criminosos para dificultar sua remoção, devido às diferenças na língua e no fuso horário. Outro indício é o fato de, logo no início do questionário, os organizadores pedirem que o participante compartilhe a oferta com os amigos nas redes sociais. Isso permite que não apenas a mensagem seja disseminada, como aqueles que recebam tenham mais confiança, pois irão receber de um contato próximo, um amigo ou um familiar — afirma.
As vítimas deste golpe, segundo Assolini, podem ter prejuízos como o cadastramento de seu número de celular em serviços premium de telefonia (o que acarretará cobranças indevidas nas contas no fim do mês), comercialização por empresas de marketing ou até mesmo clonagem de WhatsApp.
Como evitar cair em golpes na Black Friday
- Verifique o endereço (URL) do site antes de clicar no link – às vezes ele pode ser diferente daquele que está visível. Em caso afirmativo, acesse a página da oferta da loja digitando diretamente o endereço correto.
- Dê preferência a fazer compras nas lojas oficiais e grandes redes, que também possuam loja física. Caso haja dúvida sobre a reputação da loja, faça uma busca nos serviços de reclamação.
- Use senhas únicas para cada site ou serviço. Evite que a senha dos sites de lojas sejam as mesmas senhas do banco ou cartão, por exemplo.
- Desconfie de ofertas que sejam boas demais para ser verdade. Normalmente, são falsas.