Com o intuito de contribuir para a retomada da confiança por parte de turistas, hóspedes e colaboradores do setor do turismo, o Ministério do Turismo está promovendo gratuitamente capacitações online em diversas áreas do segmento. Ao todo, são 23 cursos e as inscrições podem ser realizadas até o dia 30 de junho.
De acordo com o secretário municipal de Turismo, Esporte e Lazer de Maceió, Ricardo Santa Ritta, as capacitações podem incrementar o currículo de quem busca uma oportunidade no Turismo, um dos setores que mais empregam no país.
“Maceió é um dos destinos mais procurados do país e com a retomada do turismo, mais oportunidades surgirão. Nesse sentido, é essencial que os profissionais que trabalham ou gostariam de trabalhar neste setor se qualifiquem e busquem cada vez mais aprimoramento. Quanto mais qualificação, mais chances de ingressar nesse mercado de trabalho”, destacou.
Entre as capacitações ofertadas estão: Agências de Viagem e Turismo; Geografia e Turismo; Libras: compreensão básica; Indicação Geográfica: Agregando Valor a Produtos e Regiões; Enoturismo e Desenvolvimento Regional; Geografia e Geopolítica na Atualidade; Biologia; Geografia 1 e 2; e Higiene e Controle de Qualidade de Alimentos, voltado a trabalhadores do segmento de alimentação, como bares e restaurantes. Para se inscrever, acesse: https://bit.ly/3e4EWFG
A iniciativa, realizada em parceria com Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), também oferta outra importante qualificação: “Higienização e Segurança em Meios de Hospedagem”, que busca capacitar profissionais e gestores que atuam em hotéis, pousadas, entre outros, quanto aos novos procedimentos de higiene e segurança no setor. Entre os principais assuntos abordados está o selo “Turismo Responsável, Limpo e Seguro”, que estabelece protocolos de segurança para 15 segmentos turísticos.
A ação oferece ainda seis turmas de inglês, duas turmas de espanhol e duas turmas de português como língua adicional, direcionadas a profissionais de turismo refugiados e imigrantes, além de brasileiros que queiram aprimorar o conhecimento na língua. Os cursos devem ser concluídos até o dia 31 de julho de 2021 e contam com emissão de certificado de participação.