Com o isolamento social por conta da pandemia do novo coronavírus, os casos de violência doméstica aumentaram.
Para ajudar vítimas a denunciar de forma segura, a loja de departamento Magazine Luiza lançou mais uma ação no combate à violência contra a Mulher.
No instagram da loja, a Magalu lançou o seguinte cartaz: “Ei, moça! Finja que vai fazer compra no APP Magalu. Lá tem um botão para denunciar a violência contra a mulher”.
O número de denúncias feitas ao Ligue 180 (Central de Atendimento à Mulher) e ao Disque 100 (Direitos Humanos), segundo dados do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, aumentou desde o início da quarentena. Dados apontam que do dia 18 de março á 14 de maio, foram contabilizadas 11.295 ligações. Dessas, 11.063 foram relativas à violência física e 3.568 à violência psicológica.
>>Como denunciar
Os números mais conhecidos para fazer a denúncia são:
– 180: que deve ser utilizado para casos de violência contra a mulher acima de 18 anos
– 100: que deve ser utilizado para menores de idade, idosos e outros vulneráveis
O serviço funciona 24 horas por dia, e as denúncias feitas por esses canais são encaminhadas para os órgãos competentes em cada caso, como delegacias da mulher, do idoso, regionais, Conselho Tutelar e Ministério Público.
Aplicativo, site e chat
Em situações em que a vítima está constantemente na presença do agressor, como no isolamento social, a indicação é que use mecanismos que não precisam de verbalização pelo aplicativo, site ou chat.
– Aplicativo: o aplicativo “Direitos Humanos Brasil” está disponível para Android e IOS
– Site ou chat: no site da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, é possível fazer a denúncia por meio de um formulário ou pelo chat. O site também oferece atendimento em libras.