Mostra “De Portugal para o Mundo” chega a São Paulo| abre dia 14/07| entrada gratuita

Com o intuito de trazer para a população paulista uma das cinematografias mais interessantes da atualidade e promover um encontro cultural entre dois países ligados historicamente, o CCBB São Paulo recebe de 14 de julho a 9 de agosto a mostra “De Portugal para o mundo”.

Com curadoria de Pedro Henrique Ferreira, a programação apresenta uma seleção de 28 filmes, entre longas e curtas-metragens, dos mais aclamados cineastas lusitanos contemporâneos. O evento inclui também debates com especialistas e bate-papos com diretores. Tudo com entrada gratuita. A programação completa estará disponível em link nas redes sociais do CCBB.

A Mostra abre com o premiado “Vitalina Varela”, de Pedro Costa, inédito no circuito comercial do Brasil e que fará a sua première na capital paulista. No longa, Vitalina Varela, 55 anos, cabo-verdiana, chega a Portugal três dias depois do funeral do marido. Há mais de 25 anos que Vitalina esperava o seu bilhete de avião e agora vai ter de se deparar com uma pátria diferente do idealizado.

“De Portugal para o mundo” apresenta filmes de cineastas de projeção internacional, considerados alguns dos maiores diretores vivos na atualidade. A curadoria concentrou-se principalmente nas produções que obtiveram premiações e sucesso no exterior, como “A portuguesa” (2019), de Rita Azevedo Gomes; “Tabu” (2012), de Miguel Gomes; “O estranho caso de Angélica” (2010), de Manoel de Oliveira; entre outros.

A mostra propõe também uma discussão em torno do cinema português, com debates temáticos, unindo pesquisadores brasileiros e portugueses; e bate-papos com diretores. Serão eventos via videoconferência, online, abertos e gratuitos.

“A ideia é entender os elementos que possibilitaram a emergência de um período tão exitoso no cinema português, num diálogo com a experiência cultural e cinematográfica brasileira hoje”, diz o curador Pedro Ferreira. O projeto conta, ainda, com a confecção de um catálogo com textos inéditos, reproduções e entrevistas, assinados por pesquisadores, críticos de cinema, técnicos e produtores portugueses e brasileiros.

O CCBB SP está adaptado às novas medidas de segurança sanitária: entrada apenas com agendamento on-line, controle da quantidade de pessoas no prédio, fluxo único de circulação, medição de temperatura, uso obrigatório de máscara, disponibilização de álcool gel e sinalizadores no piso para o distanciamento. No cinema, a capacidade foi reduzida para 50%, com higienização completa antes de cada apresentação/sessão, além do distanciamento de dois metros entre as poltronas. A bilheteria presencial está proibida, todos os ingressos serão disponibilizados no site eventim.com.br

FICHA TÉCNICA

Curadoria: Pedro Henrique Ferreira

Coordenação Geral: Eduardo Cantarino

Produção Executiva: Pedro Nogueira

Assistente de produção: Luiza Jambeiro

SERVIÇO

Mostra de cinema “De Portugal para o Mundo”

Data: 14 de julho a 9 de agosto

GRADE DE PROGRAMAÇÃO

SÃO PAULO – DIA A DIA

De Portugal para o mundo

CCBB São Paulo

14 de julho a 9 de agosto de 2021

14 de julho – Quarta-feira

14h00 – Curtas 1

Nyo Vweta Nafta, de Ico Costa, 2017, 22 minutos, Cor, 16 anos

Farpões, baldios, de Marta Mateus, 2017, 25 minutos, Cor, 12 anos

Balada de um batráquio, de Leonor Teles, 2016, 12 minutos, Cor, 12 anos

16h00 – Pré-estreia: Vitalina Varela, de Pedro Costa, 2019, Cor, 124 minutos, 12 anos

15 de julho – Quinta-feira

14h00 – Curtas 2

O corcunda, de Gabriel Abrantes e Ben Rivers, 2016, 29 minutos, Cor, 14 anos

Ascensão, de Pedro Peralta, 2016, 17 minutos, Cor, 16 anos

Redenção, de Miguel Gomes, 2013, 26 minutos, Cor e P&B, Livre

16h00 – Cartas da guerra, de Ivo M. Ferreira, 2016, P&B, 105 minutos, 14 anos

16 de julho – Sexta-feira

14h00 – Fordlandia Malaise, de Susana de Sousa Dias, 2019, 40 minutos, P&B, 10 anos

16h00 – Colo, de Teresa Villaverde, 2017, Cor, 136 minutos, 14 anos

17 de julho – Sábado

14h00 – Curtas 3

Como Fernando Pessoa salvou Portugal, de Eugene Green, 2018, 26 minutos, Cor, 14 anos

O velho do restelho, de Manoel de Oliveira, 2014, 19 minutos, Cor, 10 anos

O mar enrola na areia, de Catarina Mourão, 2019, 15 minutos, P&B, Livre

15h45 – A fábrica de nada, de Pedro Pinho, 2017, Cor, 177 minutos, 14 anos

18 de julho – Domingo

14h00 – O estranho caso de Angélica, de Manoel de Oliveira, 2010, Cor, 97 minutos, 12 anos

16h15 – Vitalina Varela, de Pedro Costa, 2019, Cor, 124 minutos, 12 anos

19 de julho – Segunda-feira

14h – Ramiro, de Manuel Mozos, 2017, Cor, 104 minutos, 14 anos

16h15 – Colo, de Teresa Villaverde, 2017, Cor, 136 minutos, 14 anos

21 de julho – Quarta-feira

15h00 – A fábrica de nada, de Pedro Pinho, 2017, Cor, 177 minutos, 14 anos

22 de julho – Quinta-feira

14h30 – Volta à terra, de João Pedro Plácido, 2014, Cor, 78 minutos, 16 anos

16h30 – O estranho caso de Angélica, de Manoel de Oliveira, 2010, Cor, 97 minutos, 12 anos

18h30 – Debate online – “Meios e Modos – Financiamento, Distribuição e Circulação” – pelo aplicativo Zoom, Livre.

23 de julho – Sexta-feira

14h – Cartas da guerra, de Ivo M. Ferreira, 2016, P&B, 105 minutos, 14 anos

16h30 – Tabu, de Miguel Gomes, 2013, P&B, 118 minutos, 12 anos

24 de julho – Sábado

14h – Fantasia lusitana, de João Canijo, 2010, P&B e Cor, 66 minutos, 14 anos

16h – A portuguesa, de Rita Azevedo Gomes, 2019, Cor, 136 minutos, 12 anos

25 de julho – Domingo

14h – A árvore, de André Gil Mata, 2018, P&B e Cor, 104 minutos, 12 anos

16h15 – Eldorado XXI, de Salomé Lamas, 2016, Cor, 125 minutos, 12 anos

26 de julho – Segunda-feira

15h – É na terra, não é na lua, de Gonçalo Tocha, 2011, Cor, 180 minutos, Livre

28 de julho – Quarta-feira

14h – A vida invisível, de Vítor Gonçalves, 2013, Cor, 73 minutos, 12 anos

16h30 – Fordlandia Malaise, de Susana de Sousa Dias, 2019, 40 minutos, P&B, 10 anos

29 de julho – Quinta-feira

14h – John From, de João Nicolau, 2015, Cor, 100 minutos, Livre

16h30 – Understory, de Margarida Cardoso, 2019, Cor, 81 minutos, 12 anos

19h – Debate online – “Cinema Português e o Contemporâneo” – pelo aplicativo Zoom, Livre. (evento com tradução simultânea em libras)

30 de julho – Sexta-feira

14h – Curtas 1

Nyo Vweta Nafta, de Ico Costa, 2017, 22 minutos, Cor, 16 anos

Farpões, baldios, de Marta Mateus, 2017, 25 minutos, Cor, 12 anos

Balada de um batráquio, de Leonor Teles, 2016, 12 minutos, Cor, 12 anos

16h – A portuguesa, de Rita Azevedo Gomes, 2019, Cor, 136 minutos, 12 anos

31 de julho – Sábado

14h – Tabu, de Miguel Gomes, 2013, P&B, 118 minutos, 12 anos

16h – O ornitólogo, de João Pedro Rodrigues, 2016, Cor, 118 minutos, 14 anos

01 de agosto – Domingo

14h – Curtas 2

O corcunda, de Gabriel Abrantes e Ben Rivers, 2016, 29 minutos, Cor, 14 anos

Ascensão, de Pedro Peralta, 2016, 17 minutos, Cor, 16 anos

Redenção, de Miguel Gomes, 2013, 26 minutos, Cor e P&B, Livre

15h45 – E agora? Lembra-me, de Joaquim Pinto, 2013, Cor, 164 minutos, 16 anos

02 de agosto – Segunda-feira

14h – Fantasia lusitana, de João Canijo, 2010, P&B e Cor, 66 minutos, 14 anos

16h – Volta à terra, de João Pedro Plácido, 2014, Cor, 78 minutos, 16 anos

04 de agosto – Quarta-feira

14h –  Curtas 3

Como Fernando Pessoa salvou Portugal, de Eugene Green, 2018, 26 minutos, Cor, 14 anos

O velho do restelho, de Manoel de Oliveira, 2014, 19 minutos, Cor, 10 anos

O mar enrola na areia, de Catarina Mourão, 2019, 15 minutos, P&B, Livre

16h – A árvore, de André Gil Mata, 2018, P&B e Cor, 104 minutos, 12 anos

(sessão com audiodescrição e legenda descritiva)

18h – Bate-papo online com o diretor André Gil Mata, de A Árvore, pelo aplicativo Zoom, Livre.

05 de agosto – Quinta-feira

15h – É na terra, não é na lua, de Gonçalo Tocha, 2011, Cor, 180 minutos, Livre

06 de agosto – Sexta-feira

14h – Understory, de Margarida Cardoso, 2019, Cor, 81 minutos, 12 anos

16h30 – O ornitólogo, de João Pedro Rodrigues, 2016, Cor, 118 minutos, 14 anos

07 de agosto – Sábado

14h – Eldorado XXI, de Salomé Lamas, 2016, Cor, 125 minutos, 12 anos

16h – Bate-papo online com a diretora Margarida Cardoso, de Understory, pelo aplicativo Zoom, Livre

17h – John From, de João Nicolau, 2015, Cor, 100 minutos, Livre

08 de agosto – Domingo

14h – Ramiro, de Manuel Mozos, 2017, Cor, 104 minutos, 14 anos

16h30 – A vida invisível, de Vítor Gonçalves, 2013, Cor, 73 minutos, 12 anos

09 de agosto – Segunda-feira

15h – E agora? Lembra-me, de Joaquim Pinto, 2013, Cor, 164 minutos, 16 anos

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