Móvel ou Desktop: jogos online dão experiências únicas a jogadores

É difícil imaginar que um desenvolvedor de jogos, nesse momento, arrisque lançar jogos online para desktop, sem que tenham uma compatibilidade ou tecnologia responsiva para que possam ser jogados em celulares, ou em qualquer outro dispositivo móvel. Isso porque, principalmente nesses últimos dez anos, a tendência crescente dos jogadores nacionais e internacionais vão de encontro com os jogos online mobile.

A maioria dos jogadores, mais do que jogar em desktops gaming e com elevada resolução – que por vezes é o único jeito de respeitar os esforços do desenvolvedor em termos gráficos -, preferem jogar em seus celulares, à distância de poucos cliques, e com o maior imediatismo possível. O objetivo é que a diversão dos jogos esteja sempre presente no “bolso” do jogador, mesmo que a experiência possa não ser a melhor.
A mesma tendência está acontecendo com os jogos de cassino online, como é o caso dos jogos de slot online na Leovegas, onde os jogadores preferem jogar mobile do que muitas vezes aproveitarem ao máximo toda a qualidade gráfica e de interatividade que esse mesmo jogo dispõe. Quais serão assim as prioridades desses jogadores? Será o entusiasmo de jogar o jogo em poucos segundos, mesmo sabendo que sua experiência poderia ser de maior qualidade?

Imediatismo se sobrepõe aos esforços dos desenvolvedores?

Todos os anos as maiores fornecedoras e produtoras de jogos online investem bilhões de dólares para que seus jogos, em termos tecnológicos, interatividade e jogabilidade, possam ultrapassar barreiras, fazendo com que a qualidade gráfica seja de outro nível. No entanto, os interesses e os comportamentos dos jogadores podem demonstrar uma necessidade diferente.
Se há uns anos, antes da ascensão dos “smartphones”, os avanços tecnológicos e gráficos dos jogos seriam aplaudidos e evidenciados, melhorando em muito a experiência do jogador, atualmente parece que o mais importante é que o jogo seja simples de jogar e que, sobretudo, esteja disponível como app ou tenha compatibilidade mobile.
Ora, até que ponto um celular poderá apresentar a mesma qualidade de jogo que um desktop gaming ou com boa qualidade? Não há dúvidas que, hoje em dia, uma grande parte dos jogadores está colocando uma experiência imersiva de lado, para conseguir agarrar o imediatismo de, em poucos segundos estar a jogar um jogo e, passado um minuto, conseguir estar a jogar outro.

A importância da indústria se adaptar aos novos tempos

Principalmente nos casos dos cassinos online, ficou evidente nesses últimos anos que os melhores operadores no Brasil tiveram que rapidamente se adaptar ao crescimento da utilização do celular para se jogar seus títulos, como slots ou a roleta. Essa adaptação foi crucial para a sobrevivência de toda a indústria, que atualmente tem no mobile sua maior fonte de rendimento.
O mesmo fenômeno poderá estar acontecendo com a indústria mais tradicional de jogos online, em que mesmos os grandes títulos e os lançamentos mais aguardados poderão ser lançados tendo como prioridade a jogabilidade mobile, colocando para segundo plano as outras formas de jogo possíveis.
Tendo essa tendência sido crescente nos últimos anos, muitos “puristas” dos jogos estão criticando cada vez mais a pouca atenção que se está sendo dada para as outras formas de gaming, questionando se, mais tarde ou mais cedo, também eles terão que jogar através de seus celulares, caso queiram ter a chance de jogar os maiores lançamentos online da indústria do gaming nacional e internacional.

Indústria dos jogos pensa em outros voos

Além dessa adaptação ao mobile, os maiores desenvolvedores de jogos parecem ter em mente a evolução dos jogos VR (realidade virtual) nos próximos anos. Mesmo sendo ainda um nicho do mercado, a verdade é que o aumento da tecnologia nos jogos online poderá muito bem levar a que os jogadores exijam cada vez mais jogos adaptados ao VR, elevando sua experiência gaming a um nível jamais imaginado.

Veja também:

Comentários

Colabore com esse conteúdo deixando a sua opinião ou comentário. É muito gratificante para o produtor de conteúdo ter sua interação.