Search
Close this search box.
Search

Olimpíada 2020: Tocha Olímpica será acesa sem público; entenda

Pela primeira vez, em mais de 35 anos de cerimônias, a tocha da Olimpíada de Tóquio 2020 será realizada sem espectadores. É que os organizadores do evento optaram por adotar medidas rígidas de proteção à saúde da população e evitar o contagio do coronavirus.

A comissão do evento informou que o público não participará do ensaio final no antigo local do evento na quarta-feira e tampouco da cerimônia.

Essa é a primeira vez que acontece esse tipo de situação desde a Olimpíada de Los Angeles de 1984, que também foi realizada sem espectadores no gramado do antigo estádio do Peloponeso.

VEJA TUDO SOBRE O BBB AQUI NO ANTENA; CLIQUE AQUI

“A cerimônia de acendimento da tocha olímpica será feita sem a presença de espectadores e só 100 pessoas convidadas e credenciadas”, informou o Comitê Olímpico da Grécia em um comunicado. “O ensaio final de 11 de março será interditado aos espectadores e à mídia”.

A tocha será acesa em Olímpia durante uma cerimônia simplificada no dia 12 de março, antes de um revezamento de sete dias que culmina com a entrega da tocha aos organizadores japoneses na Grécia em 19 de março.

O número de pessoas dentro do antigo estádio também será reduzido de um grupo de cerca de 150 pessoas credenciadas para a cerimônia para algumas dezenas de representantes da Tóquio 2020.

Tocha Olímpica de Tóquio 2020 | Foto: Di vulgação

Emissora fará transmissão das Olimpíadas em 4k

Por Neri Neto, do Mundo Conectado

A emissora pública janponesa NHK transmitirá os Jogos Olímpicos de Tokyo em 8K para todo o mundo. Com início marcado para 24 de julho e término para o dia 9 de agosto, a 32ª edição das Olimpíadas será acompanhada de perto pela emissora nas cerimônias de abertura e encerramento além de alguns esportes, como natação, futebol, judô e atletismo.

Além disso, a empresa também fará transmissão da abertura e encerramento dos jogos paralímpicos e cobrirá natação e atletismo da competição de alto nível com pessoas deficientes. Esta será a primeira vez que os jogos paralímpicos recebem cobertura em 8K.

As cerimônias de abertura e encerramento terão auxílio de helicópteros equipados com câmeras 8K, que sobrevoarão o Estádio Nacional do Japão. Segundo a emissora japonesa, que se afirma líder em desenvolvimento de tecnologia de transmissão, esta é a primeira vez que um helicóptero carregará uma câmera 8K para transmitir um evento. 

Como uma empresa estatal, a ordem de fazer a transmissão dos Jogos Olímpicos veio do governo japonês. A NHK tem câmeras próprias e chama as resoluções 4K e 8K entregues pelos seus aparelhos de “Super Hi-Vision”. Para a transmissão, é esperado que a NHK utilize sua tecnologia 8K UHDTV, que oferece até 16 vezes mais pixels que o HDTV convencional, conforme explicado no site da empresa. Outro destaque é a utilização do HDR e o áudio multi-canal, que também devem acompanhar a geração de imagens.

Apesar que o evento tenha seja de extrema importância para muitos atletas e empresas do mundo todo, principalmente as que transmitirão os jogos, o novo coronavírus poderá ser motivo para o adiamento. Sobre um possível adiamento, a ministra Seiko Hashimoto disse que o contrato para os jogos prevê a realização até 2020, o que pode afirmar a possibilidade de um adiamento.

Ainda não foi confirmado se os canais de TV brasileiro vão conseguir retransmitir as imagens geradas pela sede da NHK e produzidas em 8K com o mesmo formato no Brasil, pois poderá existir algum tipo de inviabilidade técnica, contudo nos próximos dias é possível que as empresas brasileiras se posicionem quanto a qualidade de exibição, que no minimo, deve ocorrer em FullHD.

Veja também:

Comentários

Colabore com esse conteúdo deixando a sua opinião ou comentário. É muito gratificante para o produtor de conteúdo ter sua interação.