Uma participante do “Big Brother Portugal” fez um comentário racista contra as mulheres brasileiras e recebeu uma dura punição. Depois de uma discussão com outra integrante, Sónia Jesus afirmou que “As brasileiras são de uma raça… são da favela”. No mesmo reality show, que é transmitido pela “TVi”, há uma participante do Brasil, Ana Catharina, de 29 anos.
Na tarde de quarta-feira, dia 24, quando Daniel Monteiro, que está confinado na casa, recebeu uma mensagem de fãs brasileiros através de uma faixa fixada em um avião, que sobrevoou a casa do reality. ” Daniel, te damos valor e te assumimos”. Depois do episódio, os participantes começaram a conversar sobre as mulheres brasileiras, quando Sónia soltou o comentário preconceituoso.
A fala racista de Sónia Jesus gerou indignação nas redes sociais, o que fez a produção do “Big Brother Portugal” puniu a líder da semana, porque considerou o comentário dela ‘inadequado” e a tirou da liderança. O anúncio foi feito pelo “Big Boss” na noite de quarta-feira, com todos os participantes juntos na sala da casa. Além disso, a participante entrou automaticamente do paredão do dia 5 de julho.
“Como sabem, a minha casa é onde todos cabem e todos devem ser tratados igualmente. Com esses comportamentos, me vejo obrigado a agir. Sónia, a partir desse momento, você deixa de ser líder da casa e, no domingo, estará indicada para a semana seguinte ao paredão”, diz pelo autofalante da casa.
“Pavio muito curto”
Indagada se gostaria de comentar, Sónia disse que “não” e optou por não se manifestar, nem justificou a sua fala, muito menos pediu desculpas. Um dia antes, na terça-feira, ela já havia se desentendido com outra participante, Noélia e não quis se desculpar. Segundo a direção do programa, este “comportamento agressivo” foi levado em consideração para punição final, dada na quarta-feira.
Sónia Jesus tem 27 anos, é de Vila Nova Gaia, cidade colada ao Porto, e trabalha como vendedora ambulante de bases de cortiça. É casada e mãe de duas filhas. No seu perfil no site do programa, ela assegura “ter pavio muito curto” e que “não gosta de pessoas que se fazem de coitadinhas”.