Search
Close this search box.
Search

Por que Guilherme deve ser eliminado do ‘BBB 20’

O paredão dessa semana no Big Brother Brasil 20 promete fortes emoções. A disputa está acirrada entre Guilherme e o hipnólogo Pyong, apesar do paredão ser triplo, Gizelly também disputa a preferência do público.

Protagonistas do sexto paredão, Guilherme e Pyong possuem jogos diferentes. Enquanto Guilherme faz a linha bom moço que joga individualmente, Pyong é um jogador estrategista que pouco se viu nas outras edições do reality da Globo.

Entre os dois jogadores, sem dúvidas, Pyong é o participante que mais merece escapar desse paredão. Apesar da tremenda falha que cometeu de importunar algumas meninas da casa durante uma festa. Seu jogo conseguiu acordar os outros participantes para os movimentos dentro do reality. Sua saída implicará uma resposta negativa aos outros participantes de que jogar não é bem visto fora da casa.

Já Guilherme não acrescenta nada ao jogo além do marasmo de casalzinho formado com a cantora Gabi. Fora isso, o relacionamento do casal é considerado tóxico e cheio de pressão e choro.

Nas redes sociais, toda essa situação alimenta a hashtag #ForaGuilherme, que ocupa o primeiro lugar no Twitter  a poucas horas do paredão que define o destino do modelo no reality. Usuários estão usando a rede social para falar sobre abuso emocional – o que, segundo profissionais da área da psicologia, não é saudável em nenhum tipo de relação.

Além disso, Guilherme participou da fatídica conversa do “teste de fidelidade”, para seduzir as mulheres comprometidas, no início do reality. Inclusive numa das festas, o modelo ficou bem próximo de Bianca Andrade, que confessou querer beijá-lo. No dia seguinte, a blogueira pediu desculpa a Gabi, mas Guilherme nada falou.

O que é abuso emocional?

É uma situação, dentro de um relacionamento afetivo, em que há manipulação, controle ou chantagem sobre o outro. Normalmente, vítimas de abuso emocional não conseguem perceber o contexto em que estão inseridas. 

–  Estamos falando de uma relação hétero, mas isso se dá em relações homossexuais também. É quando um dos parceiros imprime um constante sofrimento ao outro e tenta imputar a ele responsabilidade e culpa pelos problemas que acontecem na relação – descreve Jane Felipe, psicóloga e professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). 

– O abuso emocional ocorre muitas vezes de forma estrutural, a partir da educação que se dá para homens e mulheres. Acho um equívoco educar as pessoas achando que o outro vai completá-las. Você acaba criando dependência emocional. As mulheres, talvez, sejam ainda mais criadas assim. Nossa cultura de modo geral acaba reforçando essa ideia – analisa.

No programa, Rafa Kalimann e Gizelly já conversaram com Gabi a respeito do seu namoro com Guilherme. A interferência de terceiros pode ser importante para identificar um suposto ato de abuso emocional, segundo a psicóloga e especialista em terapia de casal Rafaela Teló Klaus. Isso porque a pessoa que está passando por essa situação normalmente não reconhece:

– Feedback de amigos, colegas de trabalho e pessoas próximas, insegurança, tristeza, sentimento de impotência, todos são sinais importantes que a gente pode considerar. 

Veja também:

Comentários

Colabore com esse conteúdo deixando a sua opinião ou comentário. É muito gratificante para o produtor de conteúdo ter sua interação.