A TV Globo não vai transmitir a Fórmula 1 em 2021. A emissora carioca confirmou a decisão ao GRANDE PRÊMIO na tarde desta sexta-feira (28). De acordo com a nota, a empresa afirmou que o fim do vínculo com a maior das categorias do esporte a motor faz “parte da revisão de seu portfólio de direitos”. Assim, o Mundial perde um dos poucos canais abertos a exibir o campeonato no mundo, uma vez que a maioria dos países mostra a F1 em TV fechada. O atual acordo acaba ao fim desta temporada.
“Como parte da revisão de seu portfólio de direitos, um dos maiores entre emissoras de TV do mundo, a Globo optou por não renovar os direitos de transmissão da Fórmula 1 a partir de 2021. Mesmo sem a transmissão das corridas, a Globo continuará a fazer a cobertura da categoria em suas diversas plataformas”, disse a emissora em nota enviada ao GP.
A Fórmula 1 fazia parte da grade de programação da Globo desde a década de 1970. A emissora acompanhou e transmitiu ao vivo títulos e vitórias de Emerson Fittipaldi, Nelson Piquet e Ayrton Senna. Nos últimos anos, a Rede Globo abriu mão de transmitir os treinos classificatórios de sábado e optou por colocá-los no canal fechado SporTV. As corridas, no entanto, foram mantidas pela emissora na TV aberta.
A chance de que a F1 seja transmitida em outro canal aberto no Brasil a partir de 2021 é reduzida, já que os custos são altos para as emissoras concorrentes (nos canais fechados, a Disney, que é dona de ESPN e Fox, monitora a situação). Não é só a F1 que foi cortada: os contratos com a Fifa e a Conmebol, no futebol, foram encerrados por serem, também, de alto valor.