O prefeito de Recife, João Campos (PSB), anunciou nesta segunda-feira (30) o cancelamento dos festejos de São João e São Pedro que aconteceriam na cidade após o município ser atingido por fortes chuvas e entrar em estado de crítico.
Em mensagem publicada nas redes sociais, o prefeito reforçou que o foco é “salvar vidas”. “Estamos tomando medidas para reforçar as ações de apoio às famílias mais impactadas nessa tragédia provocada pelas fortes chuvas. Por isso, estamos suspendendo a realização dos festejos juninos, incluindo o São João e o São Pedro. O nosso foco é salvar vidas”, afirmou o político, em referência as chuvas intensas que atingiram o Estado no último sábado, 28, causando a morte de pelo menos 84 pessoas. Os recursos que seriam destinados aos eventos culturais serão remanejados para ações de ajuda humanitária aos atingidos. “A Prefeitura do Recife está suspendendo o São João, o São Pedro e os festejos juninos. Com isso, nós vamos incrementar em R$ 15 milhões as ações direcionadas para as famílias atingidas”, completou João Campos, em gravação divulgada no Twitter. Segundo ele, cerca de 3.500 moradores estão em abrigos no Recife.
Estamos tomando medidas para reforçar as ações de apoio às famílias mais impactadas nessa tragédia provocada pelas fortes chuvas. Por isso, estamos suspendendo a realização dos festejos juninos, incluindo o São João e o São Pedro. O nosso foco é salvar vidas. pic.twitter.com/wS5dWHprHo
— João Campos (@JoaoCampos) May 30, 2022
A festa voltaria a acontecer na cidade após dois anos sem ser realizada devido à pandemia. De acordo com as autoridades locais, o número de mortos em decorrência das fortes chuvas e deslizamentos de barreiras na Grande Recife subiu para 87 nesta segunda (30).