Este ano, a Rede Globo está dando o que falar em relação aos seus funcionários. Dessa vez, após participarem de uma greve, em junho, no Estado de Alagoas, alguns funcionários pertencentes à emissora TV Gazeta, afiliada a Rede Globo, sofreram forte repreensão.
A emissora decidiu, dentre os vários participantes da greve, rebaixar cargos e até mesmo afastar alguns profissionais do ambiente de trabalho. Com todas essas decisões, um grupo de jornalistas da rede resolveu tomar uma atitude mais drástica ainda: pedir a intervenção do Grupo Globo na emissora local.
De acordo com o colunista Ricardo Feltrin, do UOL, eles enviaram uma carta à direção de jornalismo do Grupo Globo no Rio de Janeiro e em São Paulo. Confira parte da mensagem: “Somente uma intervenção na diretoria administrativa e, sobretudo, de Jornalismo, é capaz de mudar os rumos dessa história que contamos hoje a você e, em seguida, ao público. O jornalismo construído ao longo dos últimos 30 anos na TV Gazeta de Alagoas, afiliada da Rede Globo, onde trabalham e trabalharam os jornalistas que apresentam esta carta, não é mais visto na televisão”, diz o documento enviado à rede da família Marinho.
Confira a carta, na íntegra, dos ex-grevistas:
“Avaliamos, a cada linha escrita, até onde poderíamos ir na organização das palavras, na narrativa dos fatos. Nos agarramos à certeza de que a vida é feita de experiências que se somam e que, ao se depararem com a verdade, expandem o olhar.
Dessa forma, passamos então a compreender a complexidade do mundo e do outro.
É por meio da palavra, matéria-prima da profissão que escolhemos, o jornalismo, que narramos aqui aquilo que parece ser invisível, mas dói. É o que não se adivinha, mas pesa, como disse Orides Fontela. E para expandir o olhar e trazer alívio, todos os fatos abordados são acompanhados de documentos, fotos e vídeos que comprovam sua veracidade.
O objetivo é levar ao seu conhecimento, na esperança de que, ao terminar a leitura, seja feita uma avaliação do cenário e uma intervenção direta da Globo em busca de melhorias.
O jornalismo construído ao longo dos últimos 30 anos na TV Gazeta de Alagoas, afiliada da Rede Globo, onde trabalham e trabalharam os jornalistas que apresentam esta carta, não é mais visto na televisão.
A mudança não significa um avanço, mas é um reflexo da má gestão e do desrespeito a todos os profissionais. Tal situação coloca em risco a credibilidade da emissora e compromete a qualidade da informação que chega ao telespectador — nosso bem maior.
É pelo compromisso que nós jornalistas assumimos com a sociedade, de transparência sobre todas essas coisas, que não podemos deixar que isso continue.
Somente uma intervenção na diretoria administrativa e, sobretudo, de Jornalismo, é capaz de mudar os rumos dessa história que contamos hoje a você e em seguida ao público.
Assim sendo, esperamos profundamente que todas as coisas se resolvam o mais rápido possível, pelo bem do bom jornalismo e dos profissionais que dedicam e dedicaram parte da vida na sua construção. Atenciosamente, Maceió (AL), 29 de julho de 2019.”