A chegada de um filho muda muita coisa no dia a dia de um casal não é? Para se ter ideia, um estudo realizado pelo ChannelMum.com e divulgado no The Baby Show — um programa americano de TV, aponta que um terço dos casais sofre problemas de adaptação nos primeiros meses após o nascimento do bebê. Essa realidade revela ainda que um quinto se separa durante o primeiro ano de rotina.
Mas o que faz o relacionamento se desgastar em um momento que deveria ser tão especial para o casal?
À principio, a falta de companheirismo durante a mudança de rotina é o fator mais citado pelos casais que se separaram. Os relatos são de que ocorreu uma tremenda “falta de comunicação” durante o período adaptativo.
Um outro ponto que foi crucial para o rompimento entre os pais foi a diminuição da vida sexual ativa. Os relatos são de 29% dos entrevistados que afirmaram que o carinho e o contato sexual diminuiu depois da chegada do bebê.
A pesquisa revela ainda que entre as mulheres, há um crescimento na queda de confiança da autoestima. Já 24% dos homens se sentiram ignorados por a mãe favorecer o bebê.
“Esqueça a crise dos sete anos — são seis meses de noites mal dormidas que provavelmente irão separar novos pais. Embora se presuma que um novo bebê aproxima um casal, esse nem sempre é o caso. Noites sem dormir, menos tempo para intimidade e responsabilidades adicionais podem testar até os relacionamentos mais comprometidos. Os pais já se preparam financeiramente e até refazem sua casa para um novo filho, então faz sentido proteger o bebê de seu relacionamento antes do nascimento também, afirma Siobhan Freegard, fundador do site ChannelMum.com.