Pela primeira vez, a final da Copa Libertadores-2019 será disputada em jogo único no Estádio Nacional de Santiago, no Chile, no dia 23 de novembro (23/11). River Plate e Flamengo já estão garantidos na final. O time carioca goleou o Grêmio por 5 a 0 nesta quarta e o River eliminou o rival Boca Juniors nessa terça.
As recentes manifestações violentas na capital chilena, que deixaram mortos e milhares de presos, incentivando o presidente Sebastián Piñeira a decretar toque de recolher desde sábado, colocou em dúvida a realização da final da competição continental, agendada para 23 de novembro.
Mas a Conmebol esclareceu em nota oficial que, por enquanto, não cogita uma mudança de sede ou de data, alertando porém que continuará monitorando a situação em Santiago.
“A Conmebol reafirma seu compromisso de disputar a Final Única da Conmebol Libertadores 2019 na data, local e hora acordados inicialmente”, informou a entidade.
“A Conmebol se encontra em permanente contato com as autoridades e todas as entidades relacionadas à realização do espetáculo da final única em Santiago. A análise continuará sendo feita e será tomada em conta a segurança dos clubes, jogadores, torcedores e dos meios de comunicações credenciados, para que o único protagonista seja o futebol sul-americano, encontro em que será coroado o novo campeão continental”, concluiu.
A final anterior da Libertadores, em dezembro de 2018 entre River Plate e Boca Juniors -à época ainda disputada em dois jogos-, sofreu dois adiamentos, primeiro por fortes chuvas que assolaram Buenos Aires e em seguida devido a incidentes violentos de torcedores organizados no estádio Monumental, motivando a Conmebol a levar o jogo decisivo para Madri, onde o River venceu por 3 a 1.
ONDE ASSISTIR A FINAL DA LIBERTADORES?
O jogo deverá ser transmitido, no Brasil, pelas detentoras dos direitos da competição: Globo, na TV aberta, e Sportv e Fox Sports na TV fechada.
Final da Libertadores 2020 será no Maracanã
O Estádio Jornalista Mário Filho, o popular Maracanã, será a sede da final da Taça Libertadores da América em 2020. A decisão foi anunciada, nesta quinta-feira (17), pela Conmebol.
Construído para a Copa do Mundo de 1950, o tradicional ponto turístico do Rio de Janeiro venceu outros sete concorrentes. Entre eles os brasileiros: Mineirão, Morumbi, Beira-Rio, além das arenas do Grêmio e do Corinthians.